T-27M FAB 1383 foi apresentado durante cerimônia no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa. Foto: PAMA-LS/Divulgação.

A Força Aérea Brasileira publicou na tarde hoje (21) imagens do T-27M Tucano modernizado já com a nova pintura em preto, branco e laranja. A aeronave foi oficialmente apresentada durante a cerimônia de 86 anos do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Minas Gerais, realizada no dia 03 de setembro.

Foi nesse mesmo dia que surgiram as primeiras imagens da aeronave, o T-27M matrícula 1383, do 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) da Academia da Força Aérea (AFA).

https://twitter.com/fab_oficial/status/1440398777978818560

A solenidade no PAMA-LS foi presidida pelo Diretor de Material Aeronáutico e Bélico, Major Brigadeiro do Ar José Madureira Junior e contou com a entrega de condecorações por tempo de serviço, da menção Destaque Logístico e da premiação Graduado e Praça Padrão, que materializaram o reconhecimento dos órgãos superiores por toda a dedicação e por todo o comprometimento dos militares agraciados, informa a instituição.
“Hoje este Parque é responsável por suportar e prover soluções para 60% da frota de aeronaves da FAB, além de apoiar 56% do esforço aéreo do ano de 2021 e mais de 800 equipamentos de apoio no solo, distribuídos em 30 operadores”, disse o Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha, Diretor Interino do PAMA-LS.
O Diretor também aproveitou a oportunidade para lançar a nova pintura do T-27, mais uma etapa da modernização da aeronave. “Na data de hoje o PAMA-LS tem o orgulho de apresentar aos senhores a primeira aeronave T-27M com seu novo padrão de pintura, idealizado pelo Capitão Aviador Matheus Bernardi Ferri, da AFA, que se inspirou nas camuflagens digitais utilizadas ultimamente por outras forças aéreas.”

FAB/Divulgação.

A pintura foi inicialmente anunciada pela própria FAB em agosto deste ano. A escolha do novo padrão dos T-27M contou com a participação dos cadetes da AFA e as novas cores apresentam um ar de atualidade, alinhada às alterações realizadas no processo de modernização, explica a Aeronáutica.

No total, 42 aeronaves serão modernizadas até dezembro de 2022 no PAMA-LS, que conduz os trabalhos de atualização. O primeiro protótipo atualizado, o T-27M 1446, fez seu primeiro voo em outubro de 2020. O segundo protótipo, o T-27 1426, voou em abril deste ano.

Atualmente, os T-27 são empregados pelo 1º EIA, o Esquadrão Cometa, na instrução avançada dos cadetes aviadores do 4º ano da AFA, última etapa da instrução aérea antes da formatura dos futuros oficiais.

Proposta da nova pintura para o T-27M, como será designado o Tucano Modernizado. Imagem: FAB/Divulgação.

DEIXE UMA RESPOSTA