Os Brigadeiros Bermudez e Baptista Jr durante a cerimônia de descerramento da foto de comandantes e ministros da FAB. Foto: Wilhan Campos/FAB.

A troca de comando da Força Aérea Brasileira será transmitida ao vivo amanhã (12), a partir das 15:00. O atual comandante, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez passa o cargo para o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

O evento será realizado na na Ala 1 (Base Aérea de Brasília) e poderá ser acompanhando pelo canal da Força Aérea no YouTube e pela EBC. A fim de evitar a propagação da COVID-19, a troca não será aberta à imprensa. 

Antes de assumir o Comando da Aeronáutica, o Brigadeiro Baptista era líder do Comando Geral de Apoio (COMGAP), responsável pela logística da FAB. A cerimônia deve contar com a presença do Presidente Jair Bolsonaro e do Ministro da Defesa Walter Braga Netto. 

Na última quinta-feira (08) houve a solenidade de descerramento da foto do Brigadeiro Bermudez na galeria de ministros e comandantes da FAB. Ele esteve à frente da instituição entre janeiro de 2019 e março de 2021. 

Natural do Rio de Janeiro e operacional das aviações de caça e reconhecimento, com mais de 4 mil horas de voo, o Brigadeiro Baptista Junior pilotou as seguintes aeronaves ao longo de seus 46 anos de carreira: T-23 Uirapuru, T-25 Universal, AT-26 Xavante, C-95 Bandeirante, T-27 Tucano, U-7 Sêneca, U-42 Regente, F-103 Mirage III, F-5 Tiger II, EMB 135/145/C-99 Jet Class, E/R-99 Guardião e C-98B Grand Caravan.

Na sexta-feira (09) um KC-390 Millennium e um F-5EM Tiger II sobrevoaram a capital federal à baixa altura em treinamento para a cerimônia que será realizada amanhã. Confira abaixo o vídeo de autoria de Jhordan Gabriel.