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Fim do espaço na saída de emergência? Recaro lança novo assento que aumenta capacidade nas aeronaves da Airbus

Assento Recaro Airbus A320

Ao longo dos anos, os assentos utilizados em aviões mudaram bastante em todos os quesitos desde o conforto até seu formato. A Recaro é uma das empresas que realizam o desenvolvimento de assentos para aeronaves e agora está lançando um produto que poderá mudar a configuração utilizada em algumas aeronaves da família A320 da Airbus.

O novo produto lançado pela Recaro pode mudar a maneira que as companhias aéreas utilizam a saída de emergência das aeronaves. O novo conceito de assento reduz assim o espaço extra que a saída de emergência proporciona, afinal é uma fileira que no caso dos aviões de porte médio como o A320 não possuem três assentos.

O assento X-Tend é o novo produto da Recaro, por hora para as aeronaves da Airbus da família A320 (A318, A319, A320, A321). O novo assento se torna um novo conceito pois passará a ter um assento na mesma fileira da saída de emergência porém adaptado de acordo com as normas da FAA e EASA.

O novo X-Tend tem como diferencial o assento mais curto, pois há um modo de encurtar o tamanho do assento com uma espécie de ‘extensor’ que é retraído no momento que não há nenhum passageiro sentado nestes assentos.

Quando não há passageiro utilizando estes assentos da saída de emergência, ele é ‘recolhido’ e isso o coloca com o distânciamento de 13 polegadas conforme determinação da FAA e EASA para as fileiras próximas às saídas de emergência.

Com este novo assento, as companhias aéreas poderão colocar assentos nas saídas de emergência e consequentemente ampliando sua capacidade a bordo. A Recaro estima que a capacidade máxima de um Airbus A320neo por exemplo poderá sair de 190 para 194 passageiros. 

Na maior parte das companhias aéreas, ou quase a sua totalidade, o espaço extra porporcionado pela saída de emergência em conformidade as normas de segurança são cobrados como ‘assentos conforto’.

O maior espaço visa garantir maior rapidez na hora de uma evacuação de emergência, por tanto se faz necessário o espaço de 13 polegadas nestas fileiras. Também é possível que dependendo da configuração utilizada seja em qual for modelo de aeronave, o assento é travado e não possui reclinação pelo mesmo motivo de conformidade com as normas.

Sobre o novo assento X-Tend, o diretor executivo da Recaro Mark Hiller comentou:

“O assento X-Tend é uma adição empolgante às nossas competências, já que a Recaro está comprometida em fornecer aos nossos clientes um portfólio valioso e inovador de soluções de assentos. Esta colaboração de design com a Airbus é diferente de tudo visto atualmente no mercado e tem sido um importante passo em nossa parceria.”

O conceito pode ser adotado por companhias aéreas que atualmente utilizam a configuração de grande densidade, como as de baixo custo em alguns países. 

Os X-Tend da Recaro ainda precisarão passar por avaliações e certificações dos órgãos reguladores da aviação para que seja viabilizada a sua comercialização para os novos aviões da Airbus. Por enquanto, não há detalhes se está sendo feita uma versão para aviões da Boeing e outras fabricantes.

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Com informações do Pexex.aero

 

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