Advertisement

Flight Report: Como é o serviço da AeroMexico do Brasil para Cancún?

AeroMexico Boeing 787 Voo Brasil Cancún Serviço

No dia 21 de outubro, embarcamos no voo AM 15 da AeroMexico com destino a Cidade do México mas com destino final em Cancún, onde foi realizada a ALTA Leaders Fórum 2023. Neste relato, você vai ver como é o serviço da empresa partindo do Brasil.

Embarque no Boeing 787

Minha trajetória começou ainda na madrugada do dia 21 de outubro, me desloquei até o Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo pela GOL, no primeiro voo do dia o G3 1409 para chegar a tempo da conexão com a AeroMexico.

A companhia mexicana opera a partir do Terminal 2 de Guarulhos, e isto requer um pouco mais de atenção a quem for voar com a empresa. Para passar por todo o protocolo de segurança para voos internacionais, precisei desembarcar e embarcar novamente para passar pelo controle de segurança e verificação de malas e documentos.

Para a “sorte” deste redator, fui escolhido para inspeção durante o raio-x. Os agentes verificam o conteúdo levado em mochilas e malas, além de uma vistoria pessoal. Tudo certo, hora de seguir para o controle de verificação de documentos que possuem filas para brasileiros e estrangeiros.

Após passar esta etapa, me dirigi ao portão 267 onde já se encontrava o Boeing 787-8 da AeroMexico se preparando para receber os passageiros do longo voo até a Cidade do México.

O avião em questão tinha 10 anos de idade, e uma configuração para transportar até 243 passageiros em duas classes, 32 na Executiva e 211 na Econômica.  Um adento na hora de marcar os assentos com a companhia, ela oferece três tipos de serviços.

No Boeing 787 tanto a versão -8 como -9, os primeiros assentos são destinados a Classe Premier, como é chamada a executiva da empresa e conta com assentos configurados em 2x2x2.

Já os próximos assentos iniciando na fileira 8 até mais ou menos a 16, a AeroMexico oferece maior espaço e reclinação no serviço de AM Plus, pagando valor a mais. Os outros são assentos da econômica e você consegue marca-los sem custo mas é preciso se atentar pois alguns não possuem janela e a proximidade com os banheiros e galley pode incomodar.

Neste voo me acomodei no assento 30G, por sinal a fileira que não tinha janela mas a única disponível no corredor. Para minha sorte, não houve passageiro ao lado, então pude ter mais conforto.

Falando em conforto, os assentos da AeroMexico para este Boeing 787 foram bem confortáveis, com encosto de cabeça e com um bom espaço para as pernas. Deu para esticar as pernas com tranquilidade e tirar bons cochilos.

 

 

Ao chegar no assento, os passageiros encontram um pacote com um travesseiro e uma manta para melhorar sua experiência durante a longa viagem até o México. O layout desta classe é de 3x3x3.

O pushback foi iniciado pouco depois das 10h30 e a tripulação muito simpática e acolhedora já iniciou os preparativos para a decolagem e demonstração de segurança junto ao vídeo.

O Boeing 787 da AeroMexico dispõe de uma tela individual com entrada para fone e cabo USB e uma grande variedade de filmes, algumas séries e vídeos sobre a aeronave e a empresa além do mapa de voo. Os dois canais ao vivo não estavam disponíveis devido ao sinal. Para quem está com crianças, não há jogos mas há filmes direcionados e alguns desenhos.

Importante se atentar que 90% dos filmes tem apenas espanhol e inglês como dublagem, mas nada que alguns episódios de sua série favorita ou alguns filmes nas plataformas de streaming não ajudem durante o voo.

Boeing 787 Entretenimento

A companhia disponibiliza Wi-Fi grátis para enviar e receber mensagens, mas em razão da cobertura, em nenhum momento durante o voo a conexão funcionou.

Bom ressaltar que os voos da AeroMexico de e para o Brasil estão saindo quase lotados, e a empresa recentemente comemorou o sucesso da operação.

O voo

Como o terminal 2 é próximo da cabeceira 10 de Guarulhos, a aeronave rapidamente alinhou e decolou com maestria e praticamente no silêncio como é a proposta da Boeing para este jato widebody. Fizemos duas curvas a direita e já alinhados com a rota até a Cidade do México, rapidamente o avião ganhou altitude, ainda passando por Campinas já estávamos a pouco mais de 22mil pés.

Nosso voo tinha como rota de saída o estado do Amazonas e logo depois sobrevoar a Colômbia, Nicarágua e Guatemala. Foram entregues amenidades como fones de ouvido, kit com máscara para dormir e protetor auricular.

 

Após pouco mais de uma hora de voo, foi iniciado o serviço de bordo que tinha como opções um frango ao molho com arroz cremoso e ervilhas ou macarrão com carne ao molho, optei pela primeira opção e muito saborosa por sinal.

A bandeja Também vinha com um pote com salada e molho italiano, um pacotinho com um pão de tamanho considerável, polenguinho, manteiga, um biscoitinho salgado além da sobremesa que era parecido com uma torta de Aipim.

 

Serviço de bordo Voo Brasil - México

As opções de bebidas eram bem variadas e eram disponibilizados sucos de laranja, uva ou maça, coca-cola, Sprite, água, água tônica, água de coco duas opções de vinho tinto ou seco (Airén e Tempranillo, ambos espanhóis).

Ainda foi oferecido café após a refeição e também foram travadas as janelas eletrocromáticas do Boeing 787 em um ambiente mais escuro para descanso.

O voo transcorreu com poucas turbulências, ainda no Brasil o teto foi de 38mil pés e após deixar o país subimos para 40mil pés.

Voo Cidade do México Boeing 787

Para quem estava sentado no corredor como eu, foi bom poder levantar e esticar as pernas em voo um longo de quase 9 horas de duração.

Faltando pouco mais de uma hora e meia para o pouso no México, foi servido um lanche ou quase um jantar, oferecendo opções como sanduiche ou uma torta com couve e queijo, optei pela segunda opção que viria ainda com outro pedaço de torta e salada com molho italiano.

Serviço de bordo AeroMexico

Faltando pouco mais de 30 minutos para o pouso, uma rápida descida foi iniciada e a tripulação preparou a cabine para o pouso na Cidade do México. O tempo era bom apesar de um pouco de ventania na cidade, o que fez com que a descida fosse um pouco turbulenta mas tudo seguro.

O pouso ocorreu às 16h21, cerca de 30 minutos antes do horário previsto e o tempo de voo total foi de 08 horas e 43 minutos.

O desembarque foi um pouco demorado e tumultuado pois todos os passageiros se levantaram ao mesmo tempo para retirar suas bagagens, e consequentemente gerou filas demora principalmente quem estava ao fundo da aeronave.

 

Aeroporto e imigração

O Aeroporto Internacional da Cidade do México é relativamente grande porém os portões são bem próximos uns dos outros, e pode causar um pouco de confusão ao tentar localizar, é importante estar atento e perguntar a pessoas devidamente identificadas.

A imigração havia uma enorme fila pois além do voo do Brasil haviam outros voos dos EUA, Canadá, El Salvador e Espanha. Até que não demorou muito e na minha vez fui perguntado sobre o tempo de estadia no país, e os motivos da viagem. A entrevista não durou dois minutos e seguimos para inspeção de bagagens.

Novamente passando pelo raio-x antes de seguir para os portões de embarque mas não é necessário desembarcar pois há todo um caminho que te leva da imigração para o terminal.

Importante se atentar também ao horário local, o fuso-horário da Cidade do México em relação ao de Brasília é de menos três horas (GMT-6).

 

Conexão para Cancún

Nosso embarque para Cancún aconteceu pouco mais de uma hora depois da chegada ao país, desta vez iriamos embarcar no Boeing 737-800 de matrícula XA-OCA, um avião de pouco mais de 13 anos e havia sido entregue para a AeroMexico em 2021.

O embarque foi realizado de forma rápida e sem maiores problemas pelo portão 72, ainda na parte mais antiga do terminal da Cidade do México. Neste voo, me posicionei na poltrona 18A pouco atrás da asa.

Boeing 737-800 AeroMexico
Foto: GAMECO

Os assentos deste avião eram um pouco desconfortáveis, e não havia entretenimento individual. Mesmo com o Wi-Fi disponível, não havia conexão com a internet.

O táxi do nosso voo AM 550 demorou um pouco em razão da grande movimentação de aeronaves no terminal e o pouco espaço. Após pouco mais de 17 minutos enfim decolamos para Cancún.

Sem entretenimento pelas quase 1 hora e 45 minutos, o cochilo após um longo voo do Brasil foi muito bem-vindo. O serviço de bordo neste trecho doméstico da AeroMexico foi apenas um sachê de amendoins naturais e com uma boa variedade de bebidas, parecidas com o voo internacional mas sem o vinho porém com tequila, algo bem mexicano.

Serviço de bordo AeroMexico

O voo foi bem tranquilo, voando em direção a belíssima Cancún a 39mil pés de altitude. Chegamos cerca de 16 minutos adiantados e o desembarque ocorreu como no voo do Boeing 787, tumultuado e um pouco demorado.

Ao passar pelo desembarque fique atento ao seu meio de como você vai se deslocar até o seu hotel ou local de estadia pois há muitos taxistas e os valores cobrados na hora não são nada agradáveis.

 

Considerações finais

Voar com a AeroMexico foi uma ótima experiência, a companhia tem um bom nível de serviço em voos de e a para o Brasil com aeronaves modernas e confortáveis como o Dreamliner. Por ser uma empresa grande, pode se fazer conexões para mais de 60 destinos no país além do exterior.

A companhia não a toa mantém uma excelente taxa de ocupação em seus voos, e torcemos inclusive para a retomada dos voos diretos para Cancún apesar da procura entre os brasileiros ter caído bastante por causa do visto.

Há algumas informações de que tem uma negociação entre os governos para a isenção do visto em breve mas ainda nada confirmado.

Se você pretende viajar ao México, a AeroMexico pode te proporcionar uma excelente viagem com um atendimento impecável dos tripulantes além do ótimo serviço de bordo que deixa muitas outras empresas para trás.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: Aeromexico, Companhias Aéreas, Flight Report, usaexport