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Flybondi consegue aprovação parcial de pagamentos e irá reincorporar dois aviões que estavam sem voar

Flybondi Boeing 737-800 Guarulhos

A Flybondi, companhia aérea de baixo custo da Argentina precisou cancelar pelo menos 22 voos pois não havia conseguido pagar o leasing de dois Boeing 737 na última quarta-feira (07). Além disso, outros 10 voos precisaram ser remarcados.

“Existem atualmente medidas oficiais restritivas para empresas que precisam ter acesso a moeda estrangeira para efetuar pagamentos no exterior. Na Flybondi contratamos diversos serviços especializados no exterior e que são pagos em dólares. Para tal, devemos solicitar autorização periodicamente mas nos últimos dois meses não recebemos as aprovações”, dizia o comunicado da empresa.

As aeronaves que a empresa se refere são dois Boeing 737-800, que operam com as matrículas LV-KDQ e KDR, e pertencem a Air Castle. 

O primeiro avião citado está sem realizar voos desde o dia 30 de maio, quando realizou um voo de Salta para Buenos Aires. A aeronave foi rebocada para o hangar da Aerolíneas Argentinas para realizar uma troca de motor paga pela Air Castle segundo informa o Portal Aviaciónline.

Ambos foram operados anteriormente pela Garuda Indónesia e repassados para a Flybondi em 2022. A companhia também enfrenta a ausência de mais dois aviões que foram para manutenção programada e também deverão passar pelo mesmo problema de pagamento.

A situação melhorou após a companhia receber aprovação parcial de pagamento das aeronaves de matrícula LV-KDQ e KDR ontem (08). O Aviaciónline informou que a companhia aérea através de um comunicado que “aguarda o restante das aprovações pendentes para cumprir com seus demais serviços especializados que deve contratar no exterior e que são essenciais para poder operar”.

Com isso, em breve os dois aviões poderão retornar para a malha da Flybondi que foi impactada nos últimos dias.

Atualmente a frota da companhia low cost da Argentina é composta por 12 aeronaves, todas do modelo Boeing 737-800 configuradas para transportar até 189 passageiros, Mais de 8 aviões foram entregues somente em 2022, quando a empresa retomou totalmente suas operações.

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Atualização

A Flybondi enviou a redação do Portal Aeroflap uma atualizaçao sobre as condições e dificuldades que a companhia enfrenta com o governo argentino sobre o pagamento do leasing de suas aeronaves.

“A Flybondi informa que obteve a aprovação parcial da SIRASE (Sistema de Importaciones de la República Argentina y Pago de Servicios al Exterior) para gerar pagamentos no exterior, o que nos permite cumprir parcialmente o arrendamento da frota atual.

Depois de vários dias de trabalho em conjunto com a ANAC (Administração Nacional de Aeronáutica Civil), os dois aviões que não estão operando por atraso de pagamento retomarão a programação em breve.

De qualquer forma, a companhia aérea aguarda o restante das aprovações pendentes para cumprir com os demais serviços especializados que deve contratar no exterior e que são essenciais para poder operar. É importante ressaltar que, para evitar nos próximos meses uma situação semelhante à que ocorreu nos últimos dias, o setor aéreo precisa de uma metodologia de homologação mais ágil para poder atender passageiros e fornecedores.

A Flybondi contribui diretamente para os indicadores recordes de turismo que a Argentina vem apresentando.

Uma companhia aérea local é, também e principalmente, um ator social e econômico que impulsiona o desenvolvimento das economias regionais, que gera empregos diretos e indiretos e que expande a rede de transportes, impulsionando a atividade econômica. Além disso, o baixo custo democratiza o acesso ao avião, gerando inclusão e oportunidades.

Nossa companhia low cost conta atualmente com 12 aeronaves e 1.300 funcionários diretos e gera mais de 21.000 funcionários indiretos. Atualmente, possui 21% de participação no mercado doméstico, 13% de participação no mercado Argentina-Brasil por meio de suas rotas que ligam os dois países e transportam mais de 300.000 passageiros por mês.

De acordo com seu plano de crescimento e investimentos, a meta é atingir uma frota de até 20 aeronaves até 2023, adicionar pelo menos 6 novas rotas nacionais e internacionais e gerar mais de 600 novos empregos.”

 

Com informações do Aviaciónline

 

 

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