• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Fogo amigo: ucranianos derrubam caça MiG-29 do próprio país

Caça MiG-29 Fulcrum da Força Aérea da Ucrânia com as cores da equipe acrobática Falcons, desativada em 2002. Foto: Oleg V. Belyakov - AirTeamImages (CC BY-SA 3.0)
Caça MiG-29 Fulcrum da Força Aérea da Ucrânia com as cores da equipe acrobática Falcons, desativada em 2002. Foto: Oleg V. Belyakov - AirTeamImages (CC BY-SA 3.0)

Um caça Mikoyan Gurevich MiG-29 Fulcrum da Força Aérea da Ucrânia (UAF) foi abatido por um sistema antiaéreo do próprio país. O incidente de fogo amigo ocorreu na última sexta-feira (07), em Kurakhove, no Oblast de Donetsk. Informações apontam para a morte do piloto. 

Imagens mostram os destroços do caça, que estaria ostentando a pintura da esquadrilha de demonstração aérea da UAF, a Falcons, cujas operações encerraram há mais de 20 anos. O avião estaria armado com mísseis norte-americanos antirradar AGM-88 HARM. 

A informação de que o avião teria sido derrubado por fogo amigo é do russo Dmitry Vadimovich Sablin, vice-presidente do Comitê de Defesa Estatal. Perto de Kurakhovo, o sistema de defesa aérea ucraniano Osa abateu seu próprio MiG-29 ucraniano. Apenas contribuímos um pouco. Castigo do Senhor aos que profanarem o Natal”, disse Sablin pelo Telegram

O MiG-29 foi derrubado por engano por um sistema de mísseis antiaéreos de curto alcance 9K33M2 Osa-AK, chamado de SA-8 Gecko pela OTAN. De origem soviética, o SA-8 entrou em operação na primeira metade da década de 1970 e ainda é operado por uma série de países, incluindo Equador, Argélia, Índia, Grécia, Rússia e a própria Ucrânia. O veículo lançador anfíbio é operado por 4 a 5 militares e carrega seis mísseis da série 9M33, com cerca de 15 km de alcance.

Sistema antiaéreo de curto alcance 9K33 Osa (SA-8 Gecko) da Ucrânia teria derrubado um MiG-29 num incidente de fogo amigo. Foto: 	Віталій (CC BY 3.0)

Sistema antiaéreo de curto alcance 9K33 Osa (SA-8 Gecko) da Ucrânia teria derrubado um MiG-29 num incidente de fogo amigo. Foto: Віталій (CC BY 3.0)

Até o momento, autoridades ucranianas não se manifestaram sobre o ocorrido. 

Principal caça da Ucrânia

Amplamente operado pela UAF desde o início da guerra, o MiG-29 está entre os principais aviões de combate do país, ao lado dos Sukhois Su-25 Frogfoot e Su-27 Flanker. Boa parte dos MiG-29 ucranianos havia sido atualizada localmente. 

Ao longo do conflito, Kiev recebeu uma série de peças e ferramentais de manutenção para manter sua frota de MiG-29 em operação contra a Rússia e aguarda ansiosamente pela transferência de aviões prontos para combate, mais provavelmente oriundos da Eslováquia, país que já doou mísseis antiaéreos de longo alcance à Ucrânia. 

MiG-29 Ucrânia

Caça Mikoyan Gurevich MiG-29 Fulcrum da Força Aérea Ucraniana.

Mais tarde a aeronave ainda recebeu uma inusitada integração com mísseis antirradar AGM-88 HARM, produzidos nos Estados Unidos. Com este armamento, o MiG-29 se tornou uma arma mais eficaz contra as baterias antiaéreas russas, apesar de ser uma aeronave considerada obsoleta em comparação aos caças Su-30SM, Su-35S e Su-57 empregados por Moscou no conflito. 

A Guerra na Ucrânia vai completar 1 ano em 24 de fevereiro de 2023. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.