Advertisement

Força Aérea dos EUA perde drone MQ-9 Reaper na Líbia

Drone MQ-9 ER Síria EUA

Um drone MQ-9 Reaper da Força Aérea dos EUA (USAF) caiu nos arredores de Benghazi, capital da Líbia, na terça-feira (23). Imagens mostram a aeronave não tripulada caindo em chamas. 

O Comando dos EUA na África (AFRICOM) confirmou que um de seus drones caiu na região, mas sem especificar o modelo da aeronave. Em comunicado ao portal Aerotime, o AFRICOM diz que “a aeronave estava operando em apoio aos compromissos diplomáticos do embaixador dos EUA e enviado especial na Líbia, Richard Norland, programados para ocorrer no leste da Líbia, e havia coordenação prévia com as autoridades líbias apropriadas.” 

https://twitter.com/OsintTv/status/1562020095630745600

Internautas usaram fotos dos destroços da aeronave para identificá-la como um MQ-9B Extended Range (ER). Segundo a GA-ASI, fabricante do drone, um Reaper comum pode ser transformado em um Reaper ER através de uma modificação de campo, que consiste na adição de dois tanques de combustível montados nas asas, aumentando significativamente a autonomia máxima da aeronave.

MQ-9 Extended Range. Foto: GA-ASI.

A capacidade carga da aeronave permanece a mesma, podendo carregar bombas e mísseis inteligentes e/ou sensores. Para aumentar o empuxo e melhorar o desempenho de decolagem com pesos maiores, o drone também recebeu um sistema de injeção de álcool/água e uma hélice quadripá. 

Enquanto os Estados Unidos dizem que a aeronave caiu, e que o acidente está sendo investigado, líbios e russos alegam que o drone MQ-9 foi, na verdade, abatido. Ahmed al -Mismari, porta-voz do Exército Nacional da Líbia (LNA), disse em comunicado que o avião não tripulado foi derrubado enquanto realizava uma missão de reconhecimento.

O LNA também afirma que o MQ-9 estava armado com dois mísseis, embora não seja possível ver quaisquer destroços desse tipo nas imagens divulgadas até o momento. 

MQ-9 B Reaper EUA Romênia acidente drone
Drone MQ-9B Reaper com bombas GBU-12 Paveway II e mísseis AGM-114 Hellfire.. Foto: USAF.

Ao mesmo tempo, um canal de Telegram associado à organização mercenária russa Wagner Group afirma que o drone foi abatido por um sistema de defesa aérea Pantsir C1, operado por mercenários do Wagner. Nenhuma das alegações foi confirmada até o momento. 

A Força Aérea dos EUA opera seus drones MQ-9 Reaper a partir da Base Aérea de Sigonella, na Itália, através do 324º Esquadrão Expedicionário de Reconhecimento. As aeronaves são usadas principalmente em operações de reconhecimento, vigilância e ataque de precisão na Síria e Líbia. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Drone, EUA, Líbia, MQ-9B, usaexport