A Força Aérea da Suíça recebeu autorização do governo para realizar um treinamento onde um trecho de uma estrada será usado para pouso e decolagem de aeronaves. Marcado apenas para o meio do ano, o exercício vai testar a viabilidade de usar parte da rodovia como base aérea improvisada.
O governo em Berna deu luz verde para o treinamento, a ser realizado entre os dias 4 e 6 de junho deste ano. Na atividade, que está sendo planejada pela Força Aérea ao lado da Polícia e do Departamento de Estradas Federais, caças F/A-18 Hornet vão pousar e decolar de um trecho fechado da Rodovia A1, entre as cidades de Avenches e Payerne. O tráfego será desviado durante o período do treinamento.
A atividade não é exatamente nova para a Suíça. Treinamentos do tipo já aconteciam durante as décadas de 1970 e 80, quando o país utilizava caças Hawker Hunter, Dassault Mirage III e F-5 Tiger II (este último ainda em serviço), numa época em que exercícios assim ainda eram mais comuns na Europa, dado o contexto da Guerra Fria.
A iniciativa atual, todavia, marca avanços na tática, envolvendo aeronaves mais modernas e abrindo potencialmente o caminho para uma integração mais ampla da estratégia no futuro planejamento da defesa.
Em alguns países, como Suécia e Finlândia, as ‘rodopistas’ (como eram chamados esses exercícios no Brasil) são realizadas anualmente, com aviões JAS-39 Gripen e F/A-18 Hornet. As edições do ano passado contaram com a presença de caças F-35 e Eurofighter Typhoon.
Conforme observa o Swiss Info, as Forças Armadas Suíças querem testar e expandir a capacidade de descentralizar os seus recursos de defesa aérea. A Força Aérea quer testar se seus caças também podem ser implantados em locais improvisados, como rodovias. Segundo o governo suíço, o treinamento também é motivado pela deterioração do estado de segurança na Europa, por conta da agressão russa contra a Ucrânia.
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