Uma era se encerrou na Força do Ar e Espaço da França com a aposentadoria de seus 11 caças Dassault Mirage 2000C e a desativação do último esquadrão a usar os aviões, o EC 2/5 Île-de-France.
Na última quinta-feira (23), a unidade da Base Aérea de Orange-Caritat (BA 115) cumpriu sua última missão operacional com os Mirage 2000. Os jatos de combate, no entanto, ainda participarão do desfilhe aéreo da Queda da Bastilha, no dia 14/07.
Este também não é o capítulo final para o EC 2/5: o esquadrão que nasceu na Segunda Guerra Mundial será reativado em 2024 com os caças Dassault Rafale, sucessor natural da Família Mirage.
Dispositif du défilé aérien d'ouverture du 14 juillet 2022 😉 pic.twitter.com/zeU36rnhPy
— BTR (@pascalbtr) June 22, 2022
O Mirage 2000C é mais um modelo da década de 1980 que chega ao fim de sua vida operacional. A variante 2000C, a primeira, entrou em serviço na França em 1984 e recebeu atualizações ao longo dos anos de serviço, como os radares Thales RDI, motores Snecma M53-P2 mais potentes e um novo sistema de contramedidas defensivas, o Spirale, da Matra.
Para marcar o encerramento de suas atividades e o fim do 2000C na França, o EC 2/5 pintou um dos Mirage com um esquema especial de cores preta e cinza, junto dos dizeres “Missão Cumprida” nas famigeradas asas em delta.
Ao lado de outro Mirage com uma pintura especial (esta celebrando os 80 anos do esquadrão), o caça esteve na fileira frontal de um exercício Elephant Walk na BA 115 no início de junho. A Força Aérea Francesa também publicou um vídeo celebrando os 33 anos de operação da aeronave.
A desativação dos veteranos aviões faz parte da reestruturação da Força Aérea. Dessa forma, o EC 2/5 já estava aguardando a aposentadoria dos seus vetores, realizando apenas 20 voos ao menos e relegando suas atividades apenas ao treinamento e formação de pilotos para o Mirage 2000D, de ataque ao solo, e o mais moderno e capaz Mirage 2000-5F de defesa aérea.
#Hommage Aujourd’hui, 23 juin, a lieu le retrait de service du Mirage 2000C RDI et la mise en sommeil de l’escadron de chasse 2/5 « Île-de-France » sur la BA 115 d’Orange. Après 33 années passées au service des ailes françaises, le Mirage 2000C RDI passe le relais au Rafale. pic.twitter.com/eTuo7iM6Dd
— Armée de l’Air et de l’Espace (@Armee_de_lair) June 23, 2022
No dia 09/06, o Île-de-France fez seu último voo de policiamento aéreo, passando o bastão para os Rafales da BA 118 Mont-de-Marsan. Para esta missão, os Mirage 2000C contavam apenas com os mísseis de curto alcance Matra Magic II e seus canhões DEFA 554 de 30mm.
Os mísseis Super 530D, de médio alcance e guiados por radar semi-ativo, foram aposentados em 2012, deixando o Mirage 2000C em uma enorme desvantagem quando comparado com a grande maioria dos caças modernos do mesmo porte, como o F-16, J-10 e JAS-39 Gripen.
Quando entrou em serviço, o Mirage 2000 estava entre os caças do estado da arte, incorporando potentes motores e alta manobrabilidade com sistema fly-by-wire. No entanto, os radares RDM eram problemáticos e foram substituídos pelo RDI posteriormente.
Além de atuar como um caça-interceptador, o Mirage 2000C poderia realizar missões de ataque ao solo com foguetes, bombas de emprego geral, bombas antipista e de fragmentação, além das GBU-12 Paveway II guiadas a laser.
O 2000C evoluiu para o 2000-5, uma versão multimissão que pode usar os mísseis MICA, guiados por calor ou radar ativo, mísseis ar-solo de cruzeiro e antinavio e outros materiais bélicos. No cockpit, três telas digitais multifunção e uma para o radar substituíram o mostrador único.
O 2000-5F, que na França realiza apenas missões ar-ar, seguirá em serviço até meados de 2030, ao lado do Mirage 2000D e o Mirage 2000B de treinamento. Além da França, Peru, Taiwan, Catar, Grécia, Egito e Índia ainda operam o 2000 em diversas variantes.
O Brasil foi o primeiro a aposentar seus Mirage 2000 em 2013. Os Emirados Árabes Unidos, que possuem o Mirage 2000-9 mais moderno, estão aposentado seus aviões. No final de 2021 o país ainda anunciou uma histórica encomenda de 80 caças Rafale.
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