Advertisement

Fundador da linha de helicópteros Robinson, morre nos EUA aos 92 anos

Helicópteros Frank Robinson R44

Morreu na última sexta-feira (12), o fundador da linha de helicópteros Robinson, o Sr. Frank Robinson morreu aos 92 anos em sua casa na Califórnia.

Frank Robinson iniciou sua trajetória fabricando mesas para cozinha em 1973, mas seu maior sonho era montar uma fabricante de helicópteros e conseguiu. Hoje a Robinson Helicopter é consolidada no mercado de helicópteros de baixo custo e se aproxima de sua entrega de número 14.000.

Robinson era formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Washington e logo depois buscou conhecimento especifico através do curso de Engenharia Aeronáutica.

Ao mesmo tempo que se dedicava trabalhando com outras empresas do ramo, na qual ele buscava também conhecimento, Frank Robinson buscava implementar sua ideia de um helicóptero de baixo custo como dizia “Para todos”.

Sem conseguir implementar suas ideias, ele passava o tempo livre em casa estudando vários conceitos para seus futuros projetos. 

“Eu tinha nove anos quando vi uma foto de jornal de um protótipo Sikorsky VS-300 pairando. Fiquei intrigado que alguém pudesse fazer uma máquina que pudesse ficar imóvel no ar”, disse Robinson em 2007. 

“Comecei a trabalhar nisso antes de me formar na faculdade e continuei enquanto trabalhava para outras empresas”, disse ele.

Comprei máquinas-ferramentas e equipamentos de rebitagem e instalei-os no meu porão ou garagem, onde fiz muitas experiências. Eu era casado na época e sempre criava um pouco de conflito – gastar dinheiro em um torno mecânico ou novas cortinas para a casa. Continuei a apresentar a ideia de um pequeno helicóptero pessoal de dois lugares em quase todas as empresas para as quais trabalhei, mas nunca consegui convencê-los. Eles estavam ganhando muito dinheiro construindo helicópteros grandes, caros e superfaturados para os militares. Eu estava trabalhando no programa Apache [AH-64] na Hughes em 1973 quando decidi sair.” 

Robinson persistia em seu sonho, e foi assim durante sete anos trabalhando no projeto do helicóptero a pistão R22 que ele conseguiu a certificação junto à FAA em 1979. 

O primeiro projeto do R22 foi feito em pequenas instalações em Torrance na Califórnia, local que a Robinson Helicopter permanece até os dias de hoje com suas grandes instalações para aeronaves. 

Das aeronaves R22, R44 e R66 sendo os dois primeiros a pistão e o último a turbina simples, cerca de 70% dos que são fabricados são destinado a clientes fora dos EUA.

Robinson recebeu diversos prêmios por seus feitos como Troféu Internacional Igor I. Sikorsky, Sociedade Americana de Helicópteros; O Prêmio Doolittle, Sociedade de Pilotos de Testes Experimentais; o Howard Hughes Memorial Award, Associação Aeronáutica do Sul da Califórnia; Cierva Conferencista, Royal Aeronautical Society entre outros.

Aposentado desde meados de 2010, Frank Robinson passou o controle de sua tão amada empresa para seu filho Kurt Robinson, no qual administra até os dias atuais inclusive pilotando aeronaves.

“Frank poderia fazer tudo, ele tinha um senso de negócios, o senso de engenharia e o senso financeiro. Ele podia fazer tudo em parte porque precisava”, disse Kurt sobre seu pai.

“Seu legado foi desenvolver um helicóptero confiável de baixo custo, que fosse mais acessível, que mais pessoas pudessem possuir para expandir a indústria”, disse Kurt.

“Nós pretendemos continuar por muitos e muitos anos, então ele deixou um legado real. Estamos em nossa missão e vamos seguir em frente”, completou.

 

Com informações do AIN Online

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.