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GE entrega o motor número 3.000 da versão GE90

Motor General Electric GE90

A GE Aerospace anunciou ontem (12) que entregou seu 3.000º motor de produção GE90. Projetado especificamente para a família Boeing 777, a família de motores GE90 combinou quase 130 milhões de horas de combate e 18 milhões de ciclos desde a entrada em serviço em 1995. Atualmente, 29 motores GE90 acumularam mais de 100.000 horas de vôo, com os líderes da frota se aproximando de 107.000. horas e 19.000 ciclos.

“Poucos acreditariam que chegaríamos perto deste marco de 3.000 motores durante os primeiros anos do programa GE90”, disse Nate Hoening, gerente do programa GE90 da GE Aerospace. 

“Temos uma enorme dívida de gratidão para com a Boeing, nossos clientes GE90 em todo o mundo e todos os trabalhadores dedicados que fizeram desta maravilha de motor uma das grandes histórias de sucesso da aviação.” 

Os totais de produção incluem 408 motores básicos (GE90-94B) e 2.592 motores de crescimento (GE90-115B). Originalmente uma das três opções de motor para o 777, a Boeing selecionou o GE90-115B em julho de 1999 como motor exclusivo para os jatos Boeing 777-300ER e 777-200LR de longo alcance. O motor também alimenta exclusivamente o 777 Freighter.

Sua arquitetura e design mecânico influenciaram todos os turbofans GE e CFM nas últimas duas décadas, desde o popular GEnx e motor CFM LEAP de venda recorde até o Passport para jatos corporativos e o motor GE9X de próxima geração para a família Boeing 777X.

O GE90 incluiu muitas novidades para um motor a jato comercial, incluindo:

  • O primeiro motor comercial a entrar em serviço com pás de ventilador compostas de fibra de carbono
  • O primeiro motor comercial certificado com mais de 100.000 libras de empuxo
  • O primeiro motor certificado para ETOPS (Extended-range Twin-engine Operation Performance Standards)
  • O primeiro motor comercial certificado com uma peça aditivada (caixa do sensor T25)
  • O primeiro motor comercial a entrar em serviço com sistema de combustão anual duplo

Hoje, o motor GE90 está entre os mais confiáveis ​​do setor, com uma taxa de confiabilidade de despacho de classe mundial de 99,98%. O motor alcançou a menor carga de manutenção até o momento por meio do boletim de serviço que encerra a aceleração de ações e programas de campo baseados em análises. 

Hoje, o GE90 está entre os mais confiáveis ​​do setor, com uma taxa de confiabilidade de despacho de classe mundial de 99,98%. O motor alcançou a menor carga de manutenção até o momento por meio do boletim de serviço que encerra a aceleração de ações e programas de campo baseados em análises. 

Como todos os motores GE Aerospace, o GE90 pode operar hoje com misturas aprovadas de Combustível de Aviação Sustentável (SAF). O motor GE90 impulsionou o primeiro voo de teste de avião comercial do setor com 100% SAF em ambos os motores pelo Boeing ecoDemonstrator 2018, um FedEx Express 777 Freighter.

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Via: GE

 

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