GOL Boeing 737 MAX Cancun
Foto: Gabriel Melo

A GOL Linhas Aéreas recebeu em dois dias seguidos, dois novos aviões Boeing 737 MAX 8 vindos direto da fábrica em Seattle nos EUA. 

Com a chegada dos dois novos aviões, a GOL recebeu até o momento seis novos 737 MAX neste ano. A companhia está acelerando seu processo de substituição e modernização da frota visando uma redução de custos operacionais com o modelo mais novo.

Contando com os novos aviões, a GOL passa a ter em sua frota 30 737 MAX, uma parte dessas aeronaves recebeu a nova matrícula que se inicia com o PS. 

Esses aviões foram uma negociação da companhia aérea com a Boeing, pois não foram entregues aos seus operadores. Parte dessas aeronaves seria entregue à Jet Airways mas a empresa deixou de voar em 2019.

Os dois últimos aviões Boeing 737 MAX 8 foram entregues à GOL, seriam entregues à companhia chinesa Kunming Airlines. 

Gol Boeing 737-8 MAX - PR-XMC
Gabriel Centeno/Aeroflap

Entretanto apesar de possuírem dois anos de idade, essas aeronaves nunca voaram pela empresa chinesa. Ainda não se sabe o motivo do não recebimento desses aviões por parte da empresa.

Na GOL essas aeronaves já foram configuradas para o padrão da empresa brasileira e irão receber as matrículas PS-GPI e GPM. Ambas aeronaves estão em Montevidéu no Uruguai, possivelmente passando por questões burocráticas de importação.

As novas aeronaves deverão voar em translado para o Brasil nos próximos dias a depender dos trâmites.

A GOL fechou uma operação de até US$ 600 milhões para financiar 100% da aquisição de 12 novas aeronaves 737 MAX 8 (10 arrendamentos financeiros e dois sale-leasebacks), e para gerar linhas de créditos adicionais para sustentar a devolução das aeronaves 737 NGs. 

“O MAX é também um componente chave na nossa meta para atingir a neutralidade de carbono até 2050, já que essa aeronave consome 15% menos combustível, produz 16% menos emissões de carbono e 40% menos ruído, e possui maior alcance de voo do que o modelo NG,” destacou Celso Ferrer, Diretor Vice-Presidente de Operações.