Advertisement

Governo da Romênia aprova a compra de caças F-35

LOCKHEED MARTIN F-35 LIGHTNING II - FORÇA AÉREA DOS EUA

O Conselho Superior de Defesa Nacional (CSAT) junto ao Parlamento da Romênia, aprovou a compra de caças stealth F-35 Lightning II da Lockheed. A reunião do conselho ocorreu nesta terça-feira (11) e contou com a presença do Presidente Klaus Iohannis.

Um dos principais debates da reunião foi sobre a segurança do Mar Negro e qual a posição do país em relação aos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia. O Conselho Superior de Defesa Nacional (CSAT) determinou que a Romênia deveria reforçar a sua capacidade de defesa aérea e antimísseis bem como melhorar sua capacidade de ataque e sua precisão de longo alcance. 

“O processo de modernização da Força Aérea continuará com a compra de aeronaves F-35 de última geração”, disse a Romênia em comunicado.

“Essas aeronaves, equipadas com uma ampla gama de sensores avançados, a capacidade de trocar informações criptografadas em tempo real com plataformas aéreas e sistemas de defesa terrestres, a capacidade de realmente gerenciar o quadro operacional do campo de batalha e com alto desempenho munições inteligentes de precisão, permitem alcançar e manter a superioridade aérea, condição obrigatória para assegurar a soberania no espaço aéreo nacional e, se necessário, para a sua defesa.”

Apesar de aprovar a aquisição dos novos caças, o número de aeronaves bem como a previsão de entrega foram divulgados.

O país já possui 17 caças F-16AM/BM oriundos da Força Aérea Portuguesa, e comprou mais 32 aviões ex-Noruega por 388 milhões de euros. Os “novos” jatos serão atualizados para a configuração MS 6.6 e passam por uma inspeção antes da transferência. 

Os F-16 ficarão em operação por mais 10 anos, enquanto os MiG-21 LanceR logo darão baixa também. Dessa forma, Teodor diz que o governo deve começar os trabalhos para assinatura do contrato ainda neste ano, no máximo até o final de 2024.

“A aquisição do F-16 é uma etapa intermediária para a implantação da aeronave de 5ª geração, ou seja, o F-35. O exército romeno pretende obter a primeira capacidade operacional, o primeiro esquadrão de aeronaves F-35, após 2030”, disse o Major General Teodor Incicaș, chefe da Diretoria Geral de Armamentos no mês passado.

A Romênia passa a integrar a lista de clientes do F-35 que conta com outros 17 países, inicialmente as informações do alto escalão do governo romeno indicava que as novas aeronaves de defesa seriam entregues após 2030.

O caça stealth F-35 Lightning II da Lockheed Martin terá a sua 1000ª entrega realizada ainda neste ano. 

 

Com informações do AeroTime

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.