Advertisement

Romênia compra 32 caças F-16 usados da Noruega

Decolagem de um Caça F-16 da Força Aérea da Noruega.

A Agência de Material de Defesa da Noruega (NDMA) assinou na sexta-feira (4) a venda de 32 caças F-16 Fighting Falcon para a Romênia. As aeronaves eram da Força Aérea Real Norueguesa (RNoAF). 

A Romênia quer reforçar sua força aérea, composta por caças MiG-21 e F-16, e tem demonstrado interesse nos jatos noruegueses desde 2021. Após meses de negociações, os dos países chegaram a um acordo nesta semana, com a assinatura da compra avaliada em US$ 385 milhões (388 milhões de euros).

F-16 AM MLU Noruega
F-16AM da Noruega taxia na base de Bodø armado com mísseis AIM-120 AMRAAM e IRIS-T. Foto: RNoAF.

Segundo a NDMA, o negócio inclui peças de reposição e equipamentos de apoio, além de serviços de manutenção e treinamento técnico. A entrega dos aviões está prevista para ocorrer entre 2023 e 2024.

“O acordo assinado pelo NDMA ajudará a fortalecer o poder aéreo de um de nossos aliados, ao mesmo tempo em que gerará receitas tanto para a indústria norueguesa quanto para o estado norueguês”, disse o ministro da Defesa norueguês, Bjørn Arild Gram.

A RNoAF encerrou as atividades com os F-16AM/BM MLU em janeiro deste ano. Após 42 anos de serviço, o jato foi substituído pelo F-35 Lightning II stealth. Os 12 caças restantes já foram vendidos para a Draken, uma prestadora de serviços norte-americana.

F-16 AM Romênia
F-16AM Fighting Falcon da Força Aérea Romena. Foto: Adrian Sultanoiu/Ministério da Defesa Romeno.

“Estou muito satisfeita por termos sido capazes de finalizar este acordo, que é a maior venda de equipamentos militares de propriedade do governo da Noruega. Os F-16 noruegueses estão entre os mais bem conservados de seu tipo, com altos padrões técnicos por toda parte. Felicito as equipes de negociação de ambos os países por seus esforços. Através deste acordo, nossos F-16 continuarão a servir um de nossos aliados da OTAN por vários anos”, disse a Sra. Gro Jære, Diretora Geral da Agência Norueguesa de Material de Defesa.

F-16 Romênia Noruega
F-16 da Romênia- Foto: Bogdan Pop/Forele Aeriene Române

Antes da transferência, os caças passarão por manutenção e serão modificados para o padrão M6.5.2, a mesma já usada nos F-16 romenos. A operação será realizada pela indústria local, que, com apoio dos Estados Unidos, também fornecerá treinamento e demais serviços logísticos que apoiarão a disponibilidade da aeronave a longo prazo.

“Ao vender a frota de F-16, trabalhamos para também garantir oportunidades para a indústria norueguesa. Neste caso em particular, para complementar nossa venda de aeronaves e equipamentos, a Kongsberg Aviation Maintenance Services foi escolhida como parceira estratégica, fornecendo suporte, manutenção e treinamento de pessoal técnico romeno”, disse Jære.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-16, Noruega, Romênia, usaexport