Advertisement

Governo dos EUA aprova venda de bombas inteligentes JDAM e Paveway para a Singapura

Bombas GBU-54 Laser JDAM, GBU-10 Paveway II e mísseis Ar-Ar AIM-9X Sidewinder e AIM-120C AMRAAM montados em um F-15SG Strike Eagle da Força Aérea de Singapura. Imagem via Defense Studies.

O Departamento de Estados dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira (09) a venda de kits de bombas inteligentes Paveway e JDAM (Joint Direct Attack Munition) para a Singapura. Avaliado em US$ 55 milhões, o negócio ainda deve ser autorizado pelo Congresso norte-americano. 

Segundo nota publicada pela Agência de Cooperação em Segurança e Defesa (DSCA), o governo singapurense solicitou a compra de 100 kits KMU-556 para bombas GBU-31 JDAM de 2000 libras; 900 kits KMU-572 para GBU-38 JDAM e GBU-54 Laser JDAM de 500 libras e 250 kits MAU-169 e MXU-650 para bombas GBU-12 Paveway II, também de 500 libras. A venda também inclui conjuntos de orientação por laser DSU-38, apoio logístico, peças sobressalentes, treinamento e suporte técnico. 

Caças-bombardeiros F-15E Strike Eagle lançando bombas GBU-31 JDAM. Foto: Michael B. Keller/USAF.
Caças-bombardeiros F-15E Strike Eagle lançando bombas GBU-31 JDAM. Foto: Michael B. Keller/USAF.

“Esta proposta de venda apoiará a política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos”, diz a DSCA, afirmando ainda que a aquisição dos materiais “apoiará a capacidade da Força Aérea da República de Singapura (RSAF) de contribuir para as operações da coalizão e atender aos requisitos de defesa nacional.”

Os kits adquiridos pela Singapura transformam bombas comuns em armamentos inteligentes, orientados por GPS (JDAM) e/ou laser (Paveway II e Laser JDAM), o que aumenta a precisão do ataque e, por consequência, sua letalidade, bem como diminui a possibilidade de danos colaterais. As bombas JDAM e Paveway já são amplamente utilizadas ao redor do mundo por décadas.

A-29 da Embraer lançando uma bomba GBU-12 guiada por laser. Imagem: Embraer.
A-29 da Embraer lançando uma bomba GBU-12 guiada por laser. Imagem: Embraer.

Na Singapura, são empregadas a partir dos caças F-16 Fighting Falcon e F-15SG Strike Eagle da RSAF. Dessa forma, o país “não terá dificuldade em absorver esses artigos e serviços em suas forças armadas”, como destaca a agência norte-americana. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Armamentos, JDAM, Singapura, usaexport