Gripen E com o Cristo Redentor. Foto: Sgt. Bianca Viol/FAB.

O F-39E Gripen FAB 4100, o primeiro Gripen entregue à Força Aérea Brasileira, pousou na Base Aérea de Anápolis (BAAN) pela primeira vez nesta quarta-feira (20), de acordo com informações do site Defesa Aérea & Naval

Segundo apurado pelo Portal Aeroflap, o caça vai participar de um desfile aéreo em Brasília na sexta-feira (22), em virtude das comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado em 23 de outubro. 

A aeronave foi registrada por um grupo de fotógrafos, integrantes do Grupo Spotters Brasil. 

A BAAN é sede do 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, que será a primeira unidade da FAB a operar os novos caças, junto do 1º/16º GAv, o Esquadrão Adelphi, que será reativado nos próximos anos. 

O FAB 4100 foi entregue em 2019, durante uma cerimônia realizada na Suécia. A aeronave chegou ao Brasil em 20 de setembro de 2020, voando no país pela primeira vez quatro dias depois.A aeronave está sendo usadas nos voos de certificação junto ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, interior de SP. Em novembro, a Saab vai enviar as duas primeiras unidades operacionais, já prontas na Suécia. 

O Gripen 4101, o primeiro F-39 de produção para a FAB, saindo da linha de montagem da fabricante. Foto: Saab.

DEIXE UMA RESPOSTA