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JAS-39E da FAB. Foto: Saab.

Dois dos quatro novos caças JAS-39E Gripen da Força Aérea Brasileira já estão prontos nas instalações da Saab em Linköping, Suécia, revelou o Vice-Presidente de marketing e vendas da área de negócios aeronáuticos da Saab, Mikael Franzén, em entrevista. Além das aeronaves completas, outras duas estão em fase final de produção. 

Ao jornalista Daniel Rittner, do Valor Econômico, Franzén afirmou que os dois primeiros Gripens serão enviados ao Brasil no final de novembro através de navio, como ocorreu com o primeiro Gripen da FAB, o 4100, cuja chegada ao país completa um ano na segunda-feira (20). Por questões de segurança, as outras duas virão separadamente numa data posterior.

O FAB 4100 no porão do navio Elke quando estava sendo trazido ao Brasil, em setembro de 2020.

“Temos um simulador integral de voo em Gavião Peixoto (SP), o único fora da Suécia, e estamos apoiando a FAB na introdução das aeronaves. Um piloto de testes está aqui em Linköping agora mesmo, trabalhando com a nossa equipe, há dois pilotos de testes da FAB e outros dois da Embraer no interior de São Paulo”, disse o executivo, ressaltando que o pacote não envolve apenas a entrega dos equipamentos.

“Quando se fala de um caça, não é exatamente como comprar um carro. Compra-se a manutenção, as armas, os simuladores, o treinamento. Também estão sendo treinados cinco pilotos operacionais.”

Ainda em junho, durante o Seminário Anual do Gripen, Jonas Hjelm, chefe da área de negócios aeronáuticos da Saab, afirmou que a fabricante entregaria seis caças em 2021, sendo quatro para a FAB e dois para a Força Aérea Sueca. No mês seguinte, a Embraer informou que concluiu os testes de water spray com o FAB 4100 em suas instalações em Gavião Peixoto (SP). 

O primeiro F-39 Gripen da FAB correndo sobre a piscina montada na pista da Embraer em Gavião Peixoto para os testes de spray d’água. Imagem: Saab do Brasil/Captura de tela.

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) confirmou o recebimento dos quatro caças Gripen da versão E, que tem cabine para apenas um piloto (monoposto). Os jatos da série F têm cabine dupla, o que permite a qualificação de outros aviadores. Na FAB, a série E recebe a designação F-39E, enquanto a versão biposto recebe o indicativo F-39F. 

“A previsão é de que as quatro primeiras aeronaves de série Gripen E estejam com a fase de produção encerrada e sejam apresentadas à FAB em novembro deste ano, sendo que as duas primeiras serão embarcadas para o Brasil, em seguida, para início das atividades no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto, onde pilotos de prova FAB, da Embraer e da Saab executarão ensaios em voo até que o certificado militar esteja pronto. As outras duas aeronaves devem ser embarcadas no primeiro semestre de 2022”, explicou o CECOMSAER, em nota.

O governo adquiriu um total 36 Gripens (28 F-39E e oito F-39F) por 39,3 bilhões de coroas suecas. Os caças serão inicialmente empregados pelo 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), o Esquadrão Jaguar, unidade que tem como sede a Base Aérea de Anápolis (Ala 2), em Goiás. Também ao Valor, o Comandante da Aeronáutica, Ten. Brig. Baptista Jr, afirmou que a FAB planeja ter até 70 Gripens. 

F-39E Gripen em sua primeira decolagem no Brasil. Foto: Sgt. Bianca/FAB.

Ressalta-se que as etapas de entrega e certificação passam por uma série de complexos processos que visam a garantir o cumprimento de todos os requisitos de qualidade, navegação e segurança de voo da aeronave.

No curto prazo, a fabricante sueca está de olho em três concorrências internacionais para o fornecimento de seus caças. Uma delas, na Colômbia, está na etapa de RFP (request for proposal) e o governo local fala na compra de 15 unidades. Parte da encomenda poderia ser montada no Brasil, afirmou Franzén. O F-16 da Lockheed Martin e o Eurofighter Typhoon também estão no páreo.

A Finlândia está prestes a tomar uma decisão sobre o fornecedor de 64 aeronaves. “Meu sentimento é de otimismo”, disse. Por fim, o Canadá deve decidir sobre uma encomenda de até 88 unidades. A Saab está entre os três finalistas.

Saab Gripen sobrevoa a Ala 12 (Base Aérea de Santa Cruz), com o Hangar do Zeppelin ao fundo. Foto: Sgt. Bianca Viol/FAB.

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