Advertisement

Guerra na Ucrânia: Rússia divulga imagens do Su-35 em combate

Su-35 capa Rússia mísseis

Na noite do último sábado (19), o Ministério da Defesa da Rússia divulgou dois vídeos mostrando o caça Sukhoi Su-35S Flanker-E em combate na Ucrânia. Nas imagens é possível ver o caça pesado empregando mísseis ar-ar R-77 e carregando mísseis antirradar Kh-31. 

Os vídeos publicados na página do Ministério no Facebook – com apenas dois minutos de diferença – mostram a entrevista com dois pilotos que teriam derrubado três caças Su-27 ucranianos, o check externo dos aviões armados com mísseis e bombas inteligentes, bem como o voo noturno das aeronaves e imagens do HUD.

https://www.facebook.com/watch/?v=280333890923232

Segundo o Ministério, os pilotos de Su-35, Major Viktor Dudin e o Tenente-Sênior Ivan Perepelkin, receberam os títulos de Heróis da Rússia por suas ações de “coragem e heroísmo” na Operação Militar Especial, como é chamada a invasão da Ucrânia pelo Kremlin. 

No primeiro dia de combate, o Major Dudin derrubou um Su-27 da Força Aérea Ucraniana usando um míssil ar-ar. O Ministério não informa o modelo do míssil disparado, mas inseriu imagens do disparo de dois mísseis R-77 enquanto Dudin descrevia o abate. 

R-77 Su-35 Ucrânia Rússia
Imagem gravada do HUD mostra o disparo de um míssil R-77 pelo Su-35. Captura de tela/MD Russo.

“Eu fiz a saída até a área e encontrei o alvo aéreo. Executei o comando e disparei o míssil ar-ar contra o alvo, que foi derrotado.”

O Vympel R-77 é um míssil ar-ar guiado por radar ativo, considerado uma contrapartida russa ao AIM-120 AMRAAM dos EUA. Chamado de AA-12 Adder pela OTAN, o R-77 tem um alcance de 80km e uma velocidade de Mach 4, sendo um dos principais mísseis do tipo em serviço com a VKS (Forças Aeroespaciais Russas). É comum ver imagens do Su-35 usando o R-77 junto do R-27 mais antigo e o R-73/74 de curto alcance. 

Sem dar mais detalhes, a pasta ainda afirma que depois do abate com o Su-27, o aviador “frustrou repetidamente os ataques das Forças Armadas da Ucrânia, destruindo vários outros alvos aéreos.”

O Major Dudin também teria destruído um sistema de defesa aérea móvel Buk-M1, descendo a uma altura inferior a 400 metros para isso. Novamente, não há informações sobre o armamento empregado, mas é possível que o piloto tenha usado o Kh-31, também visto nas imagens.

Designado como AS-17 Krypton pela OTAN, o Kh-31 é um mísseis ar-solo presente no arsenal da VKS há décadas. O Kh-31 surgiu nos anos 1980 como um míssil antinavio de alta velocidade, capaz de ultrapassar Mach 3.5. Posteriormente, o armamento foi adaptado para ser usado contra radares de baterias de mísseis antiaéreos inimigos. 

Outro colega do Major também foi condecorado. O Tenente-Sênior Ivan Perepelkin teria derrubado um par de caças Su-27 da Ucrânia. Habilmente realizando uma manobra e assumindo uma posição vantajosa, demonstrando a maior habilidade, lançou mísseis guiados ar-ar, como resultado dos quais ambos os alvos foram destruídos.”

A bomba UPAB-1500 na asa do caça Su-35.

O vídeo também mostra uma bomba planadora inteligente UPAB-1500B-E na asa do Su-35. Também chamada de K029BE, a bomba tem um alcance de 50km, pesa 1525 quilos e é guiada por GPS e Sistema de Navegação Inercial. A ogiva de 1010 quilos é projetada para atravessar concreto.

É importante observar que esta é uma das poucas PGM (Munições Guiadas de Precisão) vistas nas imagens divulgadas pela Rússia desde o início dos conflitos. Observadores ocidentais chamaram atenção pelo baixo uso deste tipo de armamento pela aviação russa, ao contrário de bombas de uso de geral e foguetes não guiados. 

Já o segundo vídeo mostra novamente o Major Dudin conduzindo um check externo em um Su-35 armado com mísseis R-73 e R-77.

https://www.facebook.com/watch/?v=502332671286059

Em seguida, as imagens mostram outro Su-35 taxiando e decolando, armado com mísseis R-73, R-77 e Kh-31, bem como pods de contramedidas eletrônicas L175 Khibiny nas pontas das asas. 

Além disso, o vídeo também mostra as primeiras imagens de operações noturnas com o caça russo durante o combate na Ucrânia. 

Mísseis Kh-31 e R-73 e o pod Khibiny na asa do Su-35.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Guerra, Rússia, SU-35, Ucrânia, usaexport