Advertisement

Guerra na Ucrânia: Rússia perde quatro aviões em um único dia

Sukhoi Su-30SM Flanker Rússia Ucrânia

Em um péssimo dia para sua aviação de combate, a Rússia perdeu quatro aviões de caça e ataque no último sábado (24) em ações contra a Ucrânia. Segundo fontes independentes e autoridades ucranianas, dois caças multifunção Su-30SM Flanker-H, um caça-bombardeiro Su-34 Fullback e um jato de ataque Su-25 Frogfoot foram derrubados. 

Imagens mostrando a queda de pelo menos dois dos aviões foram confirmadas como verídicas por fontes russas, marcando o final de semana como um dos piores para as Forças Aeroespaciais Russas (VKS) desde o início da guerra em fevereiro. Pelo Twitter, o Ministério da Defesa da Ucrânia celebrou (e debochou) os abates. 

Pelo menos dois abates foram filmados por múltiplos ângulos. Um dos vídeos mostra a queda de um Su-34 perto da vila de Petropavlivka, na região de Kharkiv.

A aeronave, inicialmente identificada como um Su-30SM, voa à baixa altura até ser atingida por um míssil e cair no chão em sete segundos. É possível ver a ejeção dos tripulantes, que possivelmente foram capturados em seguida. 

https://www.facebook.com/watch/?v=1230356520854218

 

Os outros dois abates não foram confirmados. O perfil FighterBomber no Telegram, gerido por alguém que tem, ao menos, contato com os militares da VKS, contesta a queda dos outros aviões, mas confirma a perda do Su-30 e Su-34. 

Por outro lado, o Ministério da Defesa Russo alega ter derrubado quatro MiG-29 Fulcrum e dois Su-25 entre sexta-feira e domingo. A pasta também alega ter destruído um total de 304 aviões ucranianos, um número bem maior que os 196 que a Ucrânia tinha antes da guerra. 

Segundo o portal Oryx, que tem documentado as perdas de ambos os lados, a VKS teve 58 perdas confirmadas entre aviões de caça, ataque e transporte. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Rússia, SU-30, Su-34, Ucrânia, usaexport