Advertisement

Há um ano o Airbus Beluga visitava o Brasil pela primeira vez

Beluga Américas Airbus missão espacial satélite

Este mês marca o aniversário de um ano do pouso do Airbus BelugaST “Super-Transporter” pela primeira vez na América Latina, como parte de uma missão de transporte de um helicóptero ACH160 para um operador brasileiro.

Vindo de Dakar, no Senegal, em 24 de julho de 2022, o Airbus BelugaST pousou no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, e recebeu o tradicional “batismo” sob um arco de água produzido por carros de bombeiros.  A sigla ST significa “Super Transporter”. Com décadas de serviço confiável, o avião de grandes dimensões tem desempenhado um papel fundamental nas atividades de produção da Airbus, transportando componentes desde a década de 1990.

 

Partindo de Fortaleza, onde permaneceu por quase um dia para descanso da tripulação e reabastecimento, o Airbus Beluga seguiu viagem para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. A visita contou com um batismo especial. 

 

Beluga Airbus Campinas ACH160
Foto: Gabriel Benevides Aeroflap

 

Beluga no Aeroporto de Campinas
Em 25 de julho de 2022, o Airbus Beluga pousou em Campinas e passou por mais um batismo cerimonial, chamando a atenção de veículos de comunicação, entusiastas da aviação e curiosos.

Utilizado principalmente para transportar peças de aeronaves Airbus entre as fábricas da empresa localizadas em diferentes países, o Beluga possui uma grande abertura acima do cockpit para o carregamento e descarregamento de carga. Esta “corcunda” é importante para uma manobra logística suave e eficiente. A porta principal de carga tem 16,78 metros de altura.

A Airbus lançou em 2022 um novo serviço para oferecer transporte de carga de grandes dimensões para clientes em todo o mundo com o BelugaST. Estas aeronaves de carga, baseadas no design do A330-600, expandiram o seu âmbito para além da transferência intra-Airbus para missões de voo em todo o mundo, transportando carga de grandes dimensões. Com o novo serviço, até cinco BelugaST voarão com cargas de grandes dimensões para clientes contratados comercialmente, servindo indústrias como fabricantes de motores, espaço, helicópteros e maquinaria, petróleo e gás e energia, veículos terrestres e outro equipamento militar, fornecimentos humanitários, entre outros.

 

ACH160- Foto: Airbus

A vinda da rara aeronave ao Brasil trouxe o primeiro exemplar do ACH160 para um cliente não identificado. O ACH160 foi desenvolvido utilizando três protótipos e duas plataformas de teste – o helicóptero dinâmico zero e o helicóptero de sistema zero – para garantir o mais alto nível de maturidade antes da entrada em serviço.

Leia Também: 

 

 

Via: Airbus

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Carga Aérea, Notícias

Tags: Aitbus, Beluga, usaexport