Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Honda 2600 Concept
Foto: Divulgação

O pequeno jato executivo da Honda é uma aeronave que, apesar de seu pequeno porte, está fazendo sucesso. A primeira versão (Elite S), que já está operando voos há alguns anos é de pequeno porte, e pode transportar cerca de 5 passageiros.

E na NBAA deste ano a Honda Aircraft revelou que tem planos maiores, ao apresentar o conceito 2600 Concept, basicamente um HondaJet capaz de concorrer com o Phenom 300E e o Citation XLS Gen 2, e transportar até 10 passageiros a bordo.

Seguindo o mesmo design base do Elite S, o 2600 Concept tem algumas modificações importantes de design, para deixar a aeronave mais eficiente e econômica. A meta é atingir até 20% de economia de combustível, na comparação com os concorrentes.

A Honda revelou que está estudando a tecnologia Natural Laminar Flow (NLF) para aplicar nas asas e nariz da aeronave, bem como uma fuselagem em material composto, assim como as asas.

A meta da Honda é conseguir um avião capaz de realizar voos intercontinentais a partir da costa leste dos Estados Unidos, o principal mercado para este tipo de aeronave. O alcance esperado é de 4862 km, com velocidade de cruzeiro de 450 nós e teto de operação de 47000 pés.

Além disso, este será o primeiro jato executivo capaz de operar voos transcontinentais entre Boston e Dublin, por exemplo, com somente um piloto (operação monopilot). Para isso, a Honda busca incorporar algumas tecnologias para o cockpit, até então não existente no Elite S, como a visão sintética e sistemas automatizados de controle da aeronave.

A Honda Aircraft exibiu uma maquete do HondaJet 2600 Concept para coletar feedback dos clientes e validar a demanda do mercado. Se a empresa receber indicações positivas, o 2600 Concept será lançado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA