Foto: Gabriel Melo

A Honeywell está fornecendo o software Honeywell Forge à duas novas companhias aéreas para ajudar a aumentar a eficiência operacional e reduzir os custos associados a vários fatores, incluindo o consumo desnecessário de combustível. Frotas da GOL Linhas Aéreas, do Brasil, e Sky Regional Airlines, do Canadá, juntaram-se a uma lista crescente de mais de 10.000 aeronaves em todo o mundo que utilizam a potência da Honeywell Forge , com mais de 3.000 delas usando o módulo Honeywell Forge Flight Efficiency para tornar a companhia aérea mais lucrativa.

A GOL Linhas Aéreas começou a usar o software em sua frota de 138 Boeing 737s.

Boeing 737 MAX
Foto: Gabriel Melo

“Estamos comprometidos em executar da forma mais eficiente possível as nossas operações, utilizando a tecnologia mais recente”, afirmou Conrado Burgarelli, engenheiro de eficiência de combustível da GOL Linhas Aéreas. “Com o Honeywell Forge Flight Efficiency, teremos uma noção mais precisa e oportuna de onde estamos com nossas iniciativas de economia de combustível e ideias para novas maneiras de melhorar a eficiência de voo”.

A Sky Regional Airlines, uma companhia aérea canadense que opera sob a bandeira da Air Canada Express, implementou o software em sua frota de 25 aeronaves Embraer E175. Usando o Honeywell Forge Flight Efficiency nesses aviões, a companhia aérea gera dados consistentemente confiáveis ​​que podem ser usados ​​para criar as rotas mais eficientes possíveis.

“Usando a conectividade para ajudar a analisar e a rastrear aeronaves enquanto estão em rota, os pilotos podem ajustar melhor os planos de voo para maior eficiência e os operadores agora têm mais dados à sua disposição para tomar decisões inteligentes”, disse John Peterson, vice-presidente e gerente geral de Software e Serviços da Honeywell Connected Enterprise, Aerospace. “Os resultados são: maior segurança, melhores operações e melhores resultados operacionais”.

O Honeywell Forge Flight Efficiency analisa e simplifica fluxos de dados díspares de uma ampla variedade de fontes, tornando mais fácil para os operadores desenvolver, implementar e medir iniciativas que ajudam a reduzir custos. Algumas das maneiras como a plataforma ajuda os operadores e pilotos a otimizar para obter maior eficiência e economia incluem:

  • Trajetórias de voo eficientes: os pilotos podem visualizar o histórico de trajetórias de voo de uma companhia aérea para solicitar melhores rotas em tempo real, mesmo quando já estiverem no ar. As companhias aéreas também podem identificar oportunidades de economia avaliando o uso de procedimentos como redução da altitude de aceleração e operações de descida contínua nos aeroportos onde são aplicáveis. As fases de subida e descida geralmente usam grandes quantidades de combustível.
  • Histórico de informações sobre aeroportos: o serviço permite que os pilotos visualizem as aproximações de entrada e saída de um aeroporto e os padrões de espera típicos, o que é especialmente útil ao voar para locais desconhecidos. Também permite que os pilotos tomem decisões sobre iniciativas padrão de economia de combustível, como usar um único motor para taxiar até a pista
  • Ajuste para mudanças nas variáveis: as companhias aéreas criam planos de voo com base nas informações de vento e temperatura que podem mudar desde o momento em que o plano é feito até o momento em que é executado. A ferramenta de otimização vertical do Honeywell Forge Flight Efficiency permite que os pilotos e operadores ajustem a altitude do plano de voo com base nas informações atuais, o que economiza combustível.

Fonte: Honeywell