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Honeywell prevê entregas de 8.500 aeronaves privadas até 2032, com vendas de US$ 274 bi na aviação de negócios ao redor do mundo

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O 31º informe anual da Honeywell com um panorama mundial da aviação de negócios, estima em até 8.500 o número das novas entregas de aeronaves deste setor, pelo valor de USD 274 bilhões, entre 2023 e 2032. O indicativo é 15% maior do que o previsto em 2021, tanto nas entregas quanto nos gastos. O levantamento se baseia em análises, avaliações de especialistas e sondagens com fabricantes e clientes, além de entrevistas com mais de 150 operadores ao redor do mundo. 

Neste ano, os operadores questionados informaram planos de compra de novas unidades no mesmo patamar de 2019, com taxas de expansão de frota que se duplicam quando comparadas às intenções do ano passado. Os comentários dos entrevistados coincidem com os resultados do setor, que demonstram linhas de produção esgotadas para os próximos anos.

“O setor de aviação de negócios está se beneficiando em grande medida da chegada de usuários e compradores de primeira viagem, devido, em grande parte, à mudança de hábitos provocada pela pandemia de covid-19″, disse Heath Patrick, presidente da Honeywell Aerospace, Americas Aftermarket. “Espera-se que em 2023 o setor de aviação de negócios se recupere e chegue aos patamares de entregas e gastos de 2019, o que é muito mais rápido do que o previsto anteriormente. A demanda de novos jatos de negócios é tão alta como a que vimos em 2015, e esperamos que esta tendência de alta se mantenha por vários anos”. 

Entre os pontos principais do informe de “Perspectivas Mundiais da Aviação de Negócios da Honeywell 2022” estão:

  • Espera-se que as entregas de novos aviões de negócios em 2023 sejam 17% maiores do que as de 2022 e que o gasto seja 20% superior
  • Os planos de compra para os próximos cinco anos de novas aeronaves sobem três pontos percentuais na comparação com o levantamento feito no ano passado, alcançando níveis de 2019 e equivalente a 17% da frota atual
  • Os acréscimos à frota aumentam pelo segundo ano consecutivo, duplicando a taxa de 2021 e superando 2% da frota total
  • Prevê-se que as entregas e os gastos de novos aviões durante a próxima década cresçam a um ritmo médio anual de 2%, em linha com o crescimento econômico mundial previsto a longo prazo
  • Um terço dos entrevistados espera voar mais em 2023 frente a 2022; 64% esperam voar ao menos o mesmo, e somente 4% esperam voar menos
  • Prevê-se que os tipos de aeronaves grandes e de longo alcance representem mais de 70% de todos os gastos dos novos aviões de negócios nos próximos cinco anos
  • Somente 2% dos operadores questionados têm previsão de se desfazarem de um avião sem substituí-lo, o que representa a metade da taxa registrada em 2021
  • Os planos de compra para os próximos cinco anos de aviões usados seguem sendo elevados, com 28% da frota atual, e no mesmo patamar dos resultados do ano passado. O crescimento na demanda de aviões usados seguirá pressionando o já escasso estoque de aviões disponíveis para venda

Novos usuários da aviação de negócios e privada 

O setor da aviação de negócios está se beneficiando da chegada de usuários e compradores de primeira viagem de aeronaves privadas, o que provavelmente se atribui à covid-19. Em alguns momentos de 2022, a atividade dos voos alcançou níveis que não eram vistos desde 2007, que foi o ano de maior atividade para a aviação de negócios.
 

A preocupação com a exposição ao vírus e a redução dos serviços das companhias aéreas comerciais ajudaram a impulsionar o recente crescimento da aviação de negócios e privada. No levantamento da Honeywell foram consideradas as respostas dos proprietários de aeronaves de negócios que realizaram suas compras pela primeira vez em 2020 e dos operadores que estão captando usuários da aviação privada pela primeira vez.

Sustentabilidade na aviação de negócios

  • A Honeywell se comprometeu a alcançar a neutralidade de carbono para 2035 em suas operações e instalações e a impulsionar a sustentabilidade na aviação com uma ampla gama de soluções prontas para uso que darão suporte ao alcance de um futuro mais sustentável para o setor. O levantamento deste ano inclui uma seção dedicada aos planos atuais e futuros dos operadores para reduzir sua pegada de carbono durante suas operações
  • A metade dos operadores questionados neste ano afirma estar aplicando atualmente ao menos um método para reduzir sua pegada de carbono, o que representa 30 pontos percentuais a mais do que no levantamento do ano passado
  • O método atual mais mencionado para reduzir a pegada de carbono é “menos viagens em aviões particulares ou mais lentos” (20%), seguido de “aumentar a capacidade de passageiros” (17%)
  • O combustível de aviação sustentável (SAF) é o terceiro método mais mencionado para reduzir a pegada de carbono (14%), porém ainda são citados problemas de disponibilidade de SAF
  • Mais de 60% dos operadores têm previsão de adotar ou aumentar os métodos para realizar operações mais amigáveis com o meio ambiente no futuro, e 37% citam o SAF como a forma mais comum de alcançar este objetivo
  • O levantamento questionou aos 40% restantes o que os obrigaria a adotar algum método para abordar a sustentabilidade no futuro, e 57% citaram vantagens econômicas, como os incentivos fiscais ou a redução de custos operacionais.
  • Influência nas decisões empresariais

O informe de “Perspectivas Mundiais da Aviação de Negócios da Honeywell 2022” reflete as preocupações atuais dos operadores e identifica as tendências a longo prazo nas quais a Honeywell baseia seu próprio processo de decisão de produtos. O levantamente tem ajudado a identificar oportunidades de investimento em soluções de sustentabilidade, tem ampliado as ofertas de propulsão, produtos de segurança inovadores, serviços e atualizações e tem melhorado as ofertas de conectividade das aeronaves. A pesquisa é parte da estratégia de busca de negócios da Honeywell e ajuda a posicionar a empresa de forma consistente em plataformas de alto valor em setores de crescimento.

Metodologia

A metodologia da Honeywell se baseia em múltiplas fontes, como análises macroeconômicas e os planos de produção e desenvolvimento dos fabricantes de equipamentos originais compartilhados com a empresa, além das deliberações de experts das companhias líderes do setor aeroespacial. A Honeywell também utiliza a informação compilada durante as entrevistas realizadas durante o ciclo de previsão de 152 operadores de aeronaves comerciais não fracionadas em todo o mundo. 

A amostra do levantamento é representativa de toda a indústria em termos de geografia, operação e composição da frota. Este enfoque exaustivo proporciona à Honeywell uma visão única das preferências e preocupações dos operadores e oferece um panorama considerável das necessidades e oportunidades de desenvolvimento de produtos.

 

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Rodrigo Rott

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Honeywell