A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) divulgou uma nova análise mostrando que os incidentes com passageiros indisciplinados aumentaram em 2022 em comparação com 2021. A IATA pediu que os estados assumissem a autoridade necessária para processar esses passageiros segundo o Protocolo de Montreal 2014 (MP14).
Os números mais recentes mostram que houve um incidente com passageiro indisciplinado a cada 568 voos em 2022, representando aumento em relação a um incidente a cada 835 voos em 2021. As categorias mais comuns de incidentes em 2022 foram não conformidade, abuso verbal e intoxicação. Os incidentes de abuso físico continuam muito raros, mas tiveram um aumento alarmante de 61% em relação a 2021, ocorrendo uma vez a cada 17.200 voos.
Embora os incidentes de não conformidade inicialmente tenham diminuído após a eliminação das exigências de uso de máscara na maioria dos voos, a frequência voltou a aumentar ao longo de 2022 e terminou o ano cerca de 37% acima de 2021. Os exemplos mais comuns de não conformidade foram:
- Fumar cigarro, cigarro eletrônico, vape e dispositivos tipo puff na cabine ou nos banheiros.
- Não colocar o cinto de segurança quando solicitado.
- Exceder a franquia de bagagem de mão ou não guardar bagagem quando solicitado.
- Consumo de bebida alcoólica trazida pelo próprio passageiro.
Estratégia que envolve dois pilares
Uma estratégia de dois pilares está em vigor para a abordagem necessária de tolerância zero ao comportamento do passageiro indisciplinado:
- Regulamentação: Garantir que os governos tenham a autoridade legal necessária para processar passageiros indisciplinados, independentemente de seu estado de origem, e tomar uma série de medidas de fiscalização que reflitam a gravidade do incidente. Tais poderes são conferidos no Protocolo de Montreal 2014 (MP14), e a IATA pede que todos os estados adotem o Protocolo o mais rápido possível. Até o momento, cerca de 45 nações que compreendem 33% do tráfego internacional de passageiros ratificaram o MP14.
- Orientação para prevenir e reduzir incidentes: Prevenir incidentes por meio da colaboração com parceiros do setor em terra (como aeroportos, bares e restaurantes e lojas duty-free), incluindo, por exemplo, campanhas de conscientização sobre as consequências do comportamento indisciplinado. Além disso, compartilhar as melhores práticas, incluindo treinamento, para que a tripulação diminua os incidentes quando eles ocorrerem. Um novo documento com orientações foi publicado no início de 2022, reunindo as melhores práticas para as companhias aéreas e fornecendo soluções práticas aos governos sobre conscientização pública, multas instantâneas e correção de erros de jurisdição.
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Via: IATA
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