Bell 360 Invictus US Army Exército dos EUA helicóptero FARA
O Bell 360 Invictus é a resposta da Bell para o programa FARA do Exército dos EUA. Foto: Bell Helicopter.

A Bell Helicopter divulgou hoje (12) novas imagens de seu protótipo 360 Invictus. O helicóptero está disputando a licitação Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) do Exército dos EUA. 

A divulgação das imagens da Bell ocorre 10 dias depois que a Sikorsky publicou fotos do seu competidor, o Raider X, como cobrimos nesta matéria. Assim como a subsidiária da Lockheed afirmou na época, a Bell disse que o seu helicóptero está quase pronto: Com mais de 90% concluído, o #Bell360 está cada vez mais próximo de transformar a missão de ataque e reconhecimento.”

O protótipo foi exposto com oito mísseis, quatro dos quais aparentam ser o AGM-179 JAGM ou o AGM-114 Hellfire. Os mísseis ficam guardados em compartimentos internos, que se abrem e estendem para as asas. Na frente, um canhão rotativo de 20mm foi montado logo abaixo do cockpit.

Uma torre FLIR foi montada no nariz, de forma semelhante à encontrada nos helicópteros da família AH-1 Cobra, também desenvolvidos pela Bell. 

A configuração de armamentos, é no geral, similar a do seu concorrente. Em termos de design, no entanto, são aeronaves completamente diferentes. 

O desenho do Bell 360 Invictus lembra o AH-1Z Viper e até mesmo o RAH-66 Comanche, outro protótipo dos EUA cujo projeto foi cancelado em 2004. No caso do Comanche, o Exército também buscava um helicóptero de reconhecimento e ataque, mas com características stealth. Todavia, o uso cada vez maior de drones e estouros de orçamento mataram o programa. 

Agora o Exército busca com o FARA um substituto para os Bell OH-58D Kiowa, modelo aposentado em 2018. Em março de 2020 a organização selecionou os fabricantes Bell e Sikorsky como finalistas do programa, rejeitando as ofertas da Boeing, Karem e L3Harris.

Comanche stealth
O projeto do RAH-66 foi cancelado em 2004. Foto: US Army.

Segundo o Key.Aeroos trabalhos remanescentes no protótipo do helicóptero Invictus estão relacionados ao motor General Electric T901. Este novo conjunto está sendo desenvolvido sob o Programa de Motor de Turbina Melhorado (ITEP), também do próprio Exército dos EUA. Futuramente o T901 será usado em todo os helicópteros do US Army, incluindo os AH-64 Apache e UH-60 Black Hawk.

Os dois competidores devem voar pela primeira vez ainda neste ano. A partir de novembro o Sikorsky Raider X e o Bell 360 deverão se enfrentar em um “fly-off” que se estenderá até meados de 2023, onde demonstrarão suas capacidades e performance ao Exército. O modelo vencedor deverá entrar em serviço a partir de 2028.