Advertisement

Inaugurado centro de treinamento do F-16 para pilotos de caça da Ucrânia

Centro Europeu de Treinamento do F-16 (EFTC) foi inaugurado na Romênia. Unidade formará pilotos da Ucrânia no jato. Foto: Ministra da Defesa da Holanda.

Foi aberto nesta segunda-feira (13), na Romênia, o Centro Europeu de Treinamento do F-16 (EFTC), dando início ao treinamento de pilotos da Ucrânia para voar o jato norte-americano. A abertura das instalações ocorre menos de uma semana depois que os primeiros F-16 chegaram na Romênia, emprestados pela Holanda.

Localizado na 86ª Base Aérea, em Fetesti, distante 130 quilômetros da capital Bucareste, o EFTC reúne uma coalizão de países da OTAN para treinar os aviadores ucranianos, bem como seus próprios pilotos. “O centro será um centro internacional para o treinamento de pilotos de F-16 e facilitará o aumento da interoperabilidade entre aliados”, disse o Ministério da Defesa romeno.

A cerimônia contou com a presença dos ministros da Defesa da Romênia e Holanda, do vice-presidente da Lockheed Martin e da embaixadora dos EUA para a Romênia, Kathleen Kavalec. No evento ela reforçou o apoio de Washington à Ucrânia. “Estou aqui com uma mensagem simples: o governo dos Estados Unidos está aqui para apoiar de todas as maneiras que pudermos”, afirmou.

O centro de treinamento, assim como a transferência dos jatos, é iniciativa da Holanda, que vai disponibilizar entre 12 e 18 F-16 para o EFTC. Cinco aviões já estão na Romênia. Dinamarca, Bélgica e Noruega também confirmaram a transferência dos F-16 para Kiev.

Antes de fornecer instrução aos pilotos de Kiev, o EFTC “usará primeiro as aeronaves para fornecer um curso de atualização para os instrutores contratados do F-16, após o qual o treinamento será fornecido aos pilotos romenos e ucranianos. A aeronave só voará no espaço aéreo da OTAN”, informou o Ministério da Defesa da Holanda. 

Em paralelo, um grupo de pilotos de caça da Ucrânia já está nos Estados Unidos desde o final de outubro, onde também recebem instrução no F-16. Antes mesmo de treinarem nos aviões em si, os pilotos de caça da Ucrânia já estavam se familiarizando com o F-16 através do simulador DCS e treinamentos fornecidos pela Bélgica e Reino Unido. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-16, Ucrânia, usaexport