KC-130 Uruguai incidente pista
KC-130 da FAU ficou atolado no canteiro do Aeroporto de Artigas. Foto via redes sociais.

Um KC-130 Hércules da Força Aérea Uruguaia (FAU) se envolveu em um pequeno incidente na quinta-feira (07). A aeronave de transporte e reabastecimento em voo acabou saindo da pista enquanto taxiava no Aeroporto de Artigas, no noroeste do país

O KC-130H de matrícula FAU 595 havia acabado de pousar em Artigas, concluindo o transporte de jovens do Instituto da Criança e do Adolescente do Uruguai e de militares da capital Montevidéu.

Foto via redes sociais.

A aeronave estava fazendo um giro sobre a pista quando acabou os trens de pouso dianteiro e direito ultrapassaram os limites do asfalto. As rodas ficaram presas no gramado e o avião ficou inclinado para o lado direito. O pod de reabastecimento quase encostou na grama. 

O incidente não deixou feridos, mas a FAU precisou da ajuda de uma escavadeira e uma motoniveladora da Prefeitura de Artigas para desatolar o KC-130. Segundo os portais Quinto Elemento e Subrayado, o avião não sofreu danos, sendo avaliado e liberado no local pelos militares.

Foto via redes sociais.

KC-130 espanhol

O Uruguai recebeu em dezembro de 2020 seus dois primeiros KC-130 Hércules, adquiridos dos estoques da Força Aérea da Espanha (Ejercito del Aire). Os aviões de matrícula 594 e 595 são operados pelo Esquadrão Aéreo Nº 3, subordinado à I Brigada Aérea com sede no Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu. 

Foto: FAU/Divulgação.

Recentemente a FAU fez seu primeiro reabastecimento em voo com seus próprios jatos de ataque A-37 e um dos “novos” KC-130. Os KC-130H também deverão substituir os antigos C-130B Hércules do país, que tem apresentado baixa disponibilidade.