bomba longo alcance índia su-30mki
Su-30MKI transportando a bomba de longo alcance Gaurav.

A Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO) e a Força Aérea Indiana (IAF) testaram com sucesso uma bomba de longo-alcance (LRB) em outubro. O armamento foi testado no dia 29/10 a partir de um caça Su-30MKI Flanker-H. 

De acordo com o Ministério da Defesa, após o lançamento, a LRB foi guiada por uma longa distância até um alvo em terra, atingindo-o com precisão, dentro dos limites especificados. Todos os objetivos da missão foram cumpridos com sucesso.

O voo da bomba guiada foi monitorado por uma série de sensores de alcance, incluindo Sistema de Rastreamento Eletro-óptico (EOTS), Telemetria e radar implantado pelo Integrated Test Range, em Odisha. 

O Ministro da Defesa Rajnath Singh parabenizou as equipes da IAF e do DRDO envolvidas no teste bem-sucedido. Singh também afirmou que isso provará ser um multiplicador de força para as Forças Armadas indianas. Em janeiro, a Índia testou bombas antiaeródromo desenvolvidas pelo DRDO com o jato Hawk-I. 

Apesar de não ter dado mais detalhes sobre o teste, acredita-se que a bomba testada seja a DRDO Gaurav, versão de longo alcance da bomba Gautham, guiada por GPS e navegação inercial. Ambas pesam cerca de 1000kg.

Bomba planadora de longo alcance Gaurav durante ensaios. Foto: DRDO.

Enquanto a Gautham tem um alcance estimado em 30km, a Gaurav pode atingir os 100km graças as asas que a tornam uma bomba planadora. O armamento deve trazer mais capacidade stand-off para a Força Aérea Indiana, além de ser uma opção a SPICE 2000 isralense, já usada na Índia.  

DEIXE UMA RESPOSTA