Irkut MC-21
Foto: Irkut/Divulgação

A Irkut fez mais um avanço no programa de desenvolvimento do MC-21-300, novo avião da empresa construído com tecnologias contemporâneas. A aeronave realizou recentemente um voo de Zhukovsky (região de Moscou) para Yakutsk para testes operacionais sob temperaturas externas abaixo de zero.

Um grupo de especialistas da Irkut Corporation e do Yakovlev Design Bureau, liderado por Andrei Boginsky, CEO da Irkut, foram a Yakutsk para organizar e realizar testes do MC-21-300.

“O voo de hoje é o primeiro a combinar dois fatores: a distância até o ponto de destino de Zhukovsky e a prova de manutenção de todos os sistemas da aeronave para um voo longo e confortável com muitos passageiros a bordo. O número de especialistas transportados ultrapassou 70 pessoas. Eles realizarão testes para expandir a capacidade da aeronave de operar sob temperaturas externas abaixo de 30 graus Celsius negativos. Esta é uma continuação do trabalho árduo que foi realizado no ano passado e resultou na obtenção de um certificado de tipo para o MC-21-300. Teremos que realizar uma série de testes para expandir o certificado e entregar seus primeiros aviões produzidos em massa para as companhias aéreas da Rússia para operação até o final deste ano”, disse Andrei Boginsky, diretor geral da PJSC Irkut Corporation.

Continua depois do anúncio

Daniil Brenerman, diretor administrativo do Yakovlev Design Bureau, informou que o voo MC-21-300 de Zhukovsky para Yakutsk ocorreu sem problemas.

“Levará aproximadamente três semanas para realizar testes de solo e voo em Yakutia, dependendo da temperatura do ar na região. Cada fase de teste é precedida pelo resfriamento da aeronave e à tarde e à noite ela ficará no estacionamento aberto por 12 horas. O Aeroporto de Yakutsk e a Yakutia Airlines fornecem suporte técnico e organizacional para os testes”, acrescentou.

Continua depois do anúncio
Testes em temperatura extrema colocam os sistemas do avião no limite operacional.

A aeronave foi operada por Oleg Mutovin e Andrey Voropaev, pilotos de teste de primeira classe do Yakovlev Design Bureau.

Os testes da aeronave MC-21-300 serão realizados como parte da extensão do certificado de tipo que atualmente permite sua operação em temperaturas do ar externo próximo ao solo de até -30º C.

Anteriormente, os sistemas da aeronave foram testados com sucesso em estandes sob condições de temperatura de até -55º C.

Continua depois do anúncio
Interior do MC-21 ainda em testes.

A delegação da Irkut Corporation também terá reuniões de trabalho com funcionários da Administração da República de Sakha (Yakutia), do Ministério dos Transportes da República de Sakha (Yakutia) e da Yakutia Airlines para discutir a operação da aeronave civil da Corporação no região.

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o Airbus A321neo.

A Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra, para o MC-21. Contudo, a maior parte dessas encomendas é proveniente de companhias da Rússia.

Continua depois do anúncio