Advertisement

Israel solicita compra de 25 caças F-15EX Eagle II

Projeção artística do F-15EX nas cores da Força Aérea Israelense. Imagem: Boeing.

O Governo de Israel solicitou oficialmente ao governo dos Estados Unidos a compra de 25 caças Boeing F-15EX Eagle II, afirmam fontes da indústria ao portal Breaking Defense. O país também já estaria cogitando dobrar o pedido. 

O envio da Carta de Requisição (LOR) marca o início de um processo de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), uma forma de negócio que facilita a negociação de produtos bélicos dos mais variados tipos, onde o governo dos EUA atua como mediador. Dessa forma, as duas partes já podem negociar os detalhes da encomenda, incluindo quantidade de aeronaves, peças sobressalentes, armamentos e demais pormenores. 

F-15EX EUA USAF
F-15EX Eagle II. Foto: Ethan Wagner/USAF.

Ainda segundo o portal, Tel Aviv já havia decidido comprar o jato em 2020, mas a instabilidade política do país postergou a aquisição. Com a mais recente eleição, foi dada a luz verde para o negócio. 

O F-15 é uma aeronave histórica para a Força Aérea de Israel (IAF). Dois 104 abates registrados com o caça, 61 foram pelas mãos dos pilotos judeus, que inclusive foram os primeiros a registrarem abates com o caça, em 1982. Hoje a IAF opera 50 caças F-15A/B/C/D Baz e 25 F-15I Ra’am, este último baseado no F-15E Strike Eagle. 

Caça-bombardeiro F-15I Ra'aam da Força Aérea de Israel. Foto: Amit Agronov.
Caça-bombardeiro F-15I Ra’aam da Força Aérea de Israel. Foto: Amit Agronov.

A IAF já sentia uma necessidade para um caça multimissão com capacidade para transportar armas contra estruturas reforçadas, tais como instalações nucleares iranianas. O portal também afirma que Israel deseja atualizar seus F-15I para a mesma configuração do F-15EX, com exceção ao sistema fly-by-wire. No entanto, uma fonte de defesa israelense disse que as limitações orçamentárias podem afetar o “escopo” da atualização planejada do F-15. 

A urgência pelas aeronaves vem da recente aproximação entre Rússia e Irã, catalisada pela Guerra na Ucrânia. O Irã, a maior ameaça para Israel no momento, deve receber em março os primeiros caças Sukhoi Su-35. Embora de uma geração inferior ao F-35 de Israel, o Su-35 é uma ameaça muito maior que qualquer outro avião da frota iraniana. 

F-35 I Adir IAF
F-35I Adir da IAF. Foto: IAF via Twitter.

Outra fonte afirmou que agora que a LOR foi emitido, as primeiras entregas do F-15 EX são esperadas em 2028, mas o governo israelense pode pedir aos EUA para condensar esse cronograma. Tanto o Ministério da Defesa de Israel quanto a Embaixada dos EUA em Jerusalém se recusaram a fazer comentários.

O F-15EX é a mais avançada versão do lendário F-15 Eagle, cujo primeiro voo completou 50 anos em julho de 2022. É também o mais novo avião de caça na USAF, que tem 80 unidades encomendadas.

A aeronave incorpora um radar AESA, display panorâmico sensível ao toque, avançada suíte de guerra eletrônica e um computador de missão que, segundo a Boeing, é o mais rápido do mundo. O F-15EX vai substituir os F-15C/D Eagle mais antigos, enquanto complementa as capacidades dos caças F-22 e F-35 de 5ª geração. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-15EX, Israel, usaexport