A Força Aérea dos EUA (USAF) segue testando e certificando as capacidades de seu mais novo caça, o F-15EX Eagle II. Em novembro a organização certificou o uso de mísseis a partir das novas estações de armas do jato, chamadas de 1 e 9.
O teste ocorreu em 29/11 na costa da Flórida, dentro da área do Complexo de Treinamento de Eglin e envolveu aviadores da 96ª Ala de Testes. Eles dispararam duas armas: o míssil de curto alcance AIM-9X Sidewinder da estação 9 e o míssil AIM-120 AMRAAM de médio-longo alcance, orientado por radar, a partir da estação 1.
“Estou muito orgulhoso de fazer parte deste marco para o programa F-15EX para fornecer maior capacidade de carga útil às forças aéreas de combate”, disse o major Jeremy Schnurbusch, piloto do 40º Esquadrão de Teste, que disparou o míssil AIM-9X.
![Um F-15SA com 12 mísseis AIM-120 AMRAAM durante testes nos EUA em 2018. Foto: Christopher McGreevy via The War Zone.](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2021/11/message-editor_1529957961706-sa2belly.jpg)
Conduzido pela Força de Teste Combinada do Programa de Voo Operacional, este foi o primeiro ensaio buscando o uso eficaz e seguro das novas estações de armas do F-15. O emprego bem-sucedido dessas armas é um passo importante na demonstração da capacidade do Eagle II de transportar até de 12 mísseis ar-ar.
Dentro das várias novidades do F-15EX, o avião também pode carregar quatro mísseis a mais que as versões anteriores do F-15 através das novas estações de armas, instaladas nas pontas das asas. O F-15EX possui, ao todo, 23 pontos duros: 12 nos tanques conformais, 10 nas asas e 1 na fuselagem, contra 17 do F-15E Strike Eagle.
Com esse sucesso, esses lançamentos de mísseis impulsionaram o desenvolvimento integrado da aeronave e os testes operacionais em Eglin, onde o F-15EX disparou seu primeiro míssil há apenas nove meses.
![F-15EX EUA USAF](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2021/05/210514-F-JG201-1219.jpg)
As aeronaves lançaram com sucesso os mísseis em passagens separadas contra um drone alvo. Os lançamentos foram outro marco no programa de teste de desenvolvimento do F-15EX, mas também incorporaram muitos objetivos de teste operacional durante a missão.
“A estratégia de teste integrado foi fundamental para o sucesso de nossos testes, permitindo-nos quebrar o molde dos testes tradicionais, resultando em um produto geral melhor para o combatente em um cronograma mais curto do que uma abordagem tradicional”, disse Colton Myers, gerente de projeto de teste do F-15EX.
Uma vez concluídos os testes iniciais, as unidades operacionais que receberem o novo F-15EX poderão transportar e empregar uma carga total de 12 mísseis na aeronave.
![F-15EX EUA](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2021/04/EyYlQEcXEAAWBbu.jpg)
Lançado oficialmente em abril de 2021, o F-15EX é a mais nova e letal variante do F-15 Eagle, um caça lendário cuja escore de combate (104 abates para 0 derrotas) é invejável. O modelo, no entanto, já está obsoleto e o corte na produção do F-22 Raptor impediu que o jato de 5ª geração o substituísse completamente. Dessa forma a Força Aérea dos EUA vai adquirir 144 novos caças para substituir os chamados Legacy Eagles.
Com informações de ACC
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