Advertisement

Japão e EUA se unem em pesquisa de inteligência artificial para drones de combate

EUA e Japão vão pesquisar IA para aplicação em drones de combate, que voarão com caças de sexta geração. Imagem: Collins Aerospace.

O Japão e os Estados Unidos embarcaram em uma pesquisa conjunta para estudar a aplicação de inteligência artificial (IA) em drones de combate (UAV). As aeronaves autônomas operadas por IA voarão ao lado dos futuros caças de sexta geração, que os dois países estão desenvolvendo em programas distintos. 

O acordo, assinado entre Departamento de Defesa dos EUA e Ministério da Defesa do Japão, é resultado de uma cooperação assinada há um ano, onde Washington se comprometeu a apoiar as pesquisas para as futuras aeronaves de combate do país asiático. 

Em nota, a Força Aérea dos EUA (USAF) diz que este novo projeto visa “revolucionar o combate aéreo, fundindo inteligência artificial e aprendizado de máquina de última geração com veículos aéreos não tripulados avançados”, afirmando ainda que “espera-se que a IA desenvolvida nesta pesquisa conjunta seja aplicada a UAVs operados juntamente com os próximos caças japoneses.”

As duas nações estão desenvolvendo caças de nova geração e nos dois programas as aeronaves voarão em conjunto com jatos não-tripulados, chamados de Alas Leais. Os EUA conduzem os programas Next Generation Air Dominance (NGAD), para a Força Aérea, e o F/A-XX para a Marinha, enquanto o Japão é parceiro da Itália e Reino Unido no projeto Programa Global de Combate Aéreo (GCAP). 

Nos três programas o objetivo não é desenvolver apenas um caça de sexta geração, mas uma família de sistemas com base na aeronave. “Os esforços Japão-EUA são benéficos para manter a interoperabilidade e as vantagens tecnológicas da aliança”, afirma a agência de Aquisição, Tecnologia e Logística do Japão.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Drones, EUA, Inteligência artificial, Japão, usaexport