Previsto para estrear em 25 de junho, Velozes & Furiosos 9 terá a participação de um avião muito conhecido dos brasileiros. O Embraer KC-390 Millennium pode ser visto nos trailers lançados pela Universal hoje (14).

O cargueiro militar multimissão aparece no final do trailer, carregando um dos veículos do grupo de motoristas (que aparentemente ficam mais estranhos a cada novo lançamento da série). Confira abaixo, a partir dos 3:05. 

O cargueiro parece ser usado como uma espécie de nave-mãe/veículo de lançamento para o que aparenta ser um foguete dos “Velozes”. 

Essa é a primeira vez que o KC-390, mais novo avião militar da Embraer e o maior avião militar já projetado e fabricado na América do Sul, aparece em um filme. Porém, o EMB-110 Bandeirante já esteve em uma cena de um dos filmes da série Batman. 

Também não é a primeira vez que um avião de grande porte participa de um filme da saga de corridas de rua. Em Velozes & Furiosos 6, o Antonov An-124 esteve presente. 

O KC-390 Millennium está em serviço na Força Aérea Brasileira no Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 (Anápolis), e já foi adquirido por Portugal e Hungria, que compraram cinco e duas unidades, respectivamente. 

Recentemente a aeronave completou a certificação para ser reabastecida em voo, além de ter sido usada com frequência no transporte de oxigênio e demais insumos médicos para o atendimento de pacientes de COVID-19.