AH-64 Apache Taiwan
Helicópteros de ataque AH-64E Apache Guardian do Exército Taiwanês. Foto: CNA.

Um lançador de mísseis Hellfire foi ejetado por acidente de um helicóptero AH-64E Apache Guardian do Exército de Taiwan (ROKA). O incidente ocorreu na quarta-feira (03) durante um exercício militar no Condado de Pingtung, no sul do país. 

O Comando das Tropas Especiais de Aviação do Exército disse que um dos lançadores acabou caindo da aeronave enquanto ela lançava flares. O equipamento é acoplado às asas do helicóptero e pode carregar quatro mísseis ar-solo AGM-114 Hellfire. Oficiais acreditam que o botão de ejeção (jettison) do lançador pode ter sido pressionado acidentalmente.

O Exército reforçou que a queda do lançador de mísseis não deixou danos em solo. O material já foi recuperado. Após o incidente, o Apache pousou em segurança e o evento já está sendo investigado. 

Imagens capturadas pelo canal TVBS News mostram o helicóptero sem o lançador da asa direita. 

Segundo incidente desde 2014

Segundo o Focus Taiwan, este é o segundo incidente com um Apache desde que o modelo chegou ao país em 2013. Em abril de 2014, um AH-64E colidiu com um prédio no município de Taoyuan, cidade vizinha da capital Taipei. 

Ninguém se feriu, mas os dois tripulantes da aeronave foram declarados responsáveis pelo acidente. Uma investigação revelou que eles avaliarem erroneamente as mudanças nas condições climáticas. 

Após o incidente deste mês, o ROKA afirmou que o treinamento será melhorado com base nos aprendizados das investigações. Enquanto isso, os militares serão lembrados de realizar todos os procedimentos para qualquer missão, como se estivessem em combate real. 
 
Apache AH-64 Taiwan Acidente
Helicóptero AH-64E Apache ficou destruído após cair no topo de um edifício. Foto: Sam Yeh/AFP.

Taiwan possui uma frota de 29 helicópteros de ataque AH-64E Apache Guardian. Ao todo, 30 aeronaves foram adquiridas em 2008 em um contrato avaliado em US$ 1.91 bilhões. Os seis primeiros Apache chegaram ao país em novembro de 2013, enquanto as últimas unidades foram entregues em 2014. 

Os helicópteros possuem o radar AN/APG-78 Longbow, capaz de operar durante dia e noite e em quaisquer condições meteorológicas. Todos os Apache de Taiwan são operados pela 601ª Brigada de Aviação do Exército.

Apache us army Hellfire ah-64
Militares do Exército Americano carregando um míssil AGM-114 Hellfire em um AH-64 Apache. Foto: US Army.

DEIXE UMA RESPOSTA