Advertisement

LATAM manifesta interesse na Viva Air e aumenta disputa pela empresa colombiana

Viva Air Colômbia

A Viva Air parece ter se tornado o alvo das companhias aéreas latinas, a LATAM é mais uma empresa a sinalizar interesse em adquirir a low cost colombiana. A carta com a intenção de compra foi enviada para o CEO da companhia de baixo custo e também para a Castlesouth Limited, que detém o direito de voto na empresa. 

A LATAM disse na carta enviada que caso as tratativas avancem, estará sujeita a uma análise financeira além das aprovações regulatórias do país. Agora são três companhias na disputa pela Viva Air Colômbia, a matriz colombiana da LATAM, a JetSMART e a Avianca.

Esta última havia um acordo já formalizado desde o ano passado, porém o Aerocivil, órgão que regula a aviação na Colômbia impediu por duas vezes a fusão entre as empresas. A estatal alega que mesmo que a fusão mantenha as operações e marcas separadas, as operações da Avianca e da Viva Air somam pouco mais de 94% do mercado e isso poderia prejudicar concorrência entre as empresas.

Grupo LATAM
Foto: Gabriel Melo/Aeroflap

 

A Viva Air Colômbia cresceu rapidamente tanto no mercado interno como em operações internacionais, fechando o ano de 2022 com uma frota de 19 aeronaves, tendo transportado 8,1 milhões de passageiros.

Em comunicado ao mercado, a LATAM através da filial colombiana disse que a aquisição da companhia low cost poderia cooperar no fortalecimento das condições de mercado e proporcionar o melhor suporte para a Viva Air resolver seus problemas financeiros. 

Por outro lado, a companhia colombiana deu entrada em um processo de recuperação para em até 90 dias renegociar dívidas com seus credores. A Castlesouth, que é parte do conselho da Viva Air, disse que o interesse é ser integrada à Avianca em razão das dificuldades financeiras enfrentadas.

“Dada a atual condição financeira crítica da Viva, a aprovação imediata do governo nacional para integrar a Viva à Avianca é do interesse da Viva e de seus passageiros, credores, funcionários e outras partes interessadas, incluindo o público colombiano.”

A Avianca comentou o interesse tanto da JetSMART como da LATAM, e disse que ambas estão mal intencionadas e que as propostas não são viáveis. A empresa tende a seguir com o plano de incorporação da low cost colombiana e continuar as tratativas com o governo para aprovação.

 

 

 

Com informações da Simple Flying

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.