Advertisement

Lendário AC-130 poderá perder uma de suas armas mais fortes

AC-130J Ghostrider. Foto: Força Aérea dos EUA.

Um dos aviões de combate mais icônicos dos Estados Unidos poderá perder a mais forte de suas armas. O Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC) quer tirar os canhões de 105 mm do AC-130 Ghostrider nos próximos anos, à medida em que foca esforços para outros conflitos. 

O Comando confirmou a informação ao portal Defense News, afirmando que estuda a possibilidade de remover o obuseiro M102. O canhão foi desenvolvido na década de 1960 e foi adaptado para uso a bordo do C-130 armado, estando presente no avião desde a variante AC-130E. 

Recentemente o AFSOC começou a instalar uma nova versão do M102 nos seus AC-130J Ghostrider, versão mais nova do canhoneiro. Designado GAU-XX, o canhão recebeu melhorias desenvolvidas por engenheiros da Marinha. 

Além do obus, o AC-130J carrega um canhão automático GAU-23/A de 30mm. O quadrimotor ainda pode usar uma série de armas de inteligentes, como bombas SDB, mísseis AGM-144 Hellfire entre outros. 

Em nota ao portal, o Comando disse estar avaliando as capacidades do AC-130 para implantar “conceitos operacionais e tecnologias relevantes nos ambientes […] atuais e futuros.”

“O objetivo desta revisão é aumentar a letalidade, versatilidade e adaptabilidade do AC-130J em uma ampla gama de cenários operacionais, garantindo ao mesmo tempo que continue a ser um ativo vital dentro do AFSOC”, aponta a unidade. 

Canhão M102 de 105 mm é instalado no lado esquerdo do AC-130. Foto: Clemens Vasters.
Canhão M102 de 105 mm é instalado no lado esquerdo do AC-130. Foto: Clemens Vasters.

Falando ao portal sob condições de anonimato, um oficial do AFSOC disse que ainda não há decisão sobre a retirada do canhão do AC-130, mas que o Comando está estudando o assunto por meio de financiamento de investigação e desenvolvimento. Ele diz que não há orçamento para o trabalho de remoção do canhão e consertar o “buraco” deixado pela ausência da arma. Assim, o obus deve permanecer no AC-130 até 2026. 

No entanto uma outra fonte, também falando em anonimato, diz que a decisão já foi tomada e que a retirada do canhão é “fato consumado”. O militar ainda diz que a remoção do enorme canhão criaria um desequilíbrio no centro de gravidade da aeronave, entre outros problemas estruturais. 

Canhão laser

Segundo o portal The War Zone, os EUA possuem 30 AC-130J em serviço. Baseado no C-130J Super Hercules, o Ghostrider substituiu versão mais antigas do AC-130. O preço para remover a arma e consertar a fuselagem de toda a frota provavelmente seria de milhões de dólares. 

Ainda este ano a USAF estava cogitando instalar armas de energia dirigida (laser) no AC-130, mas não se sabe como estão os planos para isso. Ainda assim, o laser não substituiria o veterano obuseiro. 

Força Aérea dos EUA cogita instalar arma laser no AC-130. Imagem via The War Zone.
Força Aérea dos EUA cogita instalar arma laser no AC-130. Imagem via The War Zone.

“Nossa intenção é continuar e terminar a demonstração [do laser] e ver se se somos capazes de realmente utilizá-lo como um sistema de armas”, contou o oficial ao Defense News. “No momento, não parece que conseguiremos. Simplesmente não sabemos; a decisão ainda não foi tomada. Mas, em resumo, o laser não pode entrar onde está o canhão de 105 [mm].”

Conforme o The War Zone, o debate parece ter mais a ver com o futuro dos Ghostriders em geral do que a permanência ou eventual retirada dos canhões pesados.
 
Os AC-130 foram extensivamente empregados na Guerra ao Terror, prestando suporte aéreo às tropas em solo. Com a saída do Afeganistão, Washington tem focado seus olhos na China e quer armas mais novas e capazes para seus vetores, incluindo o Hércules. De qualquer forma, o lendário AC-130 permanece com o característico armamento instalado, pelo menos pelos próximos três anos. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: AC-130, Armamento, usaexport