Advertisement

Malásia comprará ATR 72 militar e drones da Turquia

Leonardo ATR 72 MP

O Ministério da Defesa da Malásia vai adquirir dois Leonardo ATR 72MP de patrulha marítima e três drones turcos TAI Anka. As duas companhias logo cevem receber cartas de de notificação de seleção. 

A seleção das aeronaves foi revelada no domingo (9) pelo Ministro da Defesa, Hishammuddin Hussein, em suas redes sociais. A licitação também foi finalizada pelo Ministério das Finanças do país. 

“Para a aquisição de duas MPAs [Aeronaves de Patrulha Marítima], o governo concordou com uma oferta da empresa Leonardo, enquanto para a aquisição de três MALE-UAS [drone de média altitude e longa autonomia], o governo decidiu assinar um contrato com a Turkish Aerospace Industries (TAI)”, disse o ministro. 

A compra dos novos vetores de vigilância e patrulha marítima é parte do planejamento financeiro do Plano Malásia, uma vez que a alocação do orçamento anual foi limitada e insuficiente, especialmente para a aquisição de ativos estratégicos.

“A aquisição de todos esses ativos foi realizada por meio de Concurso Aberto Internacional para garantir sua transparência”, disse Hussein.

Drone TAI Anka Turquia
TAI Anka. Foto: Mustafa Karabas via Wikimedia.

Em serviço com as forças aéreas da Turquia e Tunísia, o TAI Anka é um drone tipo MALE, usado em operações de inteligência, vigilância e reconhecimento na versão básica Anka-A. A variante Anka-S recebe cabides para empregar armamentos, como as bombas Bozok guiadas por laser e as munições inteligentes MAM.

O Ministro também destaca que um dos focos da pasta é a manutenção dos caças F/A-18D Hornet da Força Aérea Real Malaia (RMAF).Aproximadamente RM2,4 bilhões foram alocados para melhorar a capacidade do sistema de aeronaves F/A-18D, bem como o seu Programa de Sustentação. A manutenção destas aeronaves F/A-18D também será realizada por meio de uma estreita cooperação entre a Malásia e os Estados Unidos”, acrescentou.

Turboélice de patrulha

O ATR 72MP é uma versão militarizada do turboélice de transporte regional ATR 72-600, amplamente usado no Brasil pela Azul. A conversão é feita pela Leonardo, da Itália, que transforma o ATR é uma aeronave de patrulha marítima. 

A aeronave recebe um radar multimodo AESA Seaspray 7300E, otimizado para detectar alvos na superfície do mar.

Leonardo ATR 72MP P-72A
Foto: Alert5 via Wikimedia.

O radar atua em conjunto com a torre flir Star Safire 380. O conjunto de sistemas C4ISR (Command, Control, Communications, Computers, Intelligence, Surveillance, and Reconnaissance) permite que o ATR 72MP também atue como aeronave de inteligência eletrônica. 

Também chamado de P-72A, o modelo está em operação com as forças aéreas da Itália, Turquia e Paquistão. A Força Aérea Nigeriana emprega o ATR 42 menor. 

Com informações de The Edge Markets

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Notícias

Tags: ATR 72, Malásia, Patrulha marítima, usaexport