Advertisement

Marinha dos EUA realiza teste inédito de novos mísseis antinavio

Míssil de cruzeiro antinavio AGM-158 LRASM da Marinha dos EUA.

A Marinha dos Estados Unidos, em parceria com a Lockheed Martin, realizou um histórico teste com o AGM-158C LRASM (Long Rang Anti-Ship Missile), seu novo míssil antinavio. Durante o ensaio, designado 12º Evento de Teste Integrado (ITE-12), quatro mísseis foram disparados simultaneamente. 

Em nota divulgada na quarta-feira (03), a Lockheed relata diz que a Marinha demonstrou a letalidade de ponta da nova arma, desde o planejamento da missão até a integração da cadeia de destruição e seus efeitos no alvo. Os quatro mísseis funcionaram perfeitamente, atingindo os objetivos designados, reforçando a já elevada confiança nas capacidades do míssil e seu poder de fogo superior.

Em teste histórico, Lockheed Martin e Marinha dos EUA dispararam quatro mísseis LRASM simultaneamente. Imagem: Lockheed/Divulgação.
Em teste histórico, Lockheed Martin e Marinha dos EUA dispararam quatro mísseis LRASM simultaneamente. Imagem: Lockheed/Divulgação.

“Continuamos investindo no projeto e no desenvolvimento das capacidades de guerra antissuperfície do LRASM para garantir que os combatentes tenham as soluções de segurança do século 21 para completar suas missões”, disse Lisbeth Vogelpohl, diretora do programa LRASM da Lockheed Martin. “Este evento foi uma prova do nosso compromisso em fornecer produtos confiáveis ​​que funcionam sempre, garantindo que aqueles que servem estejam sempre prontos.”

O ITE-12 é um marco fundamental na evolução do sistema LRASM. O teste serve como uma validação da mais recente configuração de mísseis e abre caminho para um maior desenvolvimento e integração de capacidades ainda mais avançadas no futuro.

O LRASM é baseado na família de mísseis de cruzeiro AGM-158, mas especificamente na versão JASSM-ER (Joint Air-to-Surface Standoff Missiles with Extended Range). O míssil possui características de baixa-observabilidade (stealth) e oferece capacidade de ataque de longo alcance, sobrevivência contra defesas avançadas e alta letalidade contra alvos de superfície fortemente defendidos. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: AGM-158, Lockheed Martin, Marinha dos EUA, Míssil