Advertisement

Militares encontram destroços de F-35 desaparecido nos EUA

Caça F-35B do esquadrão VMFAT 501 dos Fuzileiros Navais dos EUA.

Militares norte-americanos informaram que os destroços de um caça F-35B Lightning II, desaparecido desde ontem (17) à tarde, foram encontrados. O desaparecimento da aeronave de combate mobilizou uma série de meios aéreos e terrestres das Forças Armadas dos EUA e autoridades locais. 

Em seu perfil no X (antigo Twitter), a Base Aérea Conjunta de Charleston, de onde o avião decolou, informou que encontrou um campo de destroços a nordeste da base. Pessoal da Base Conjunta de Charleston e Beaufort, em estreita coordenação com as autoridades locais, localizaram um campo de destroços no condado de Williamsburg. Os destroços foram descobertos duas horas a nordeste de JB Charleston. Os membros da comunidade devem evitar a área enquanto a equipe de recuperação protege o campo de destroços. Estamos transferindo o comando do incidente para o USMC [Corpo de Fuzileiros Navais] esta noite, enquanto eles iniciam o processo de recuperação.”

O caça stealth pertencia ao esquadrão Warlords do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, uma unidade de treinamento responsável por formar novos pilotos de F-35B para o USMC. O acidente ocorreu ontem por volta das 14:00 (horário local) quando o piloto da aeronave ejetou, por razões ainda desconhecidas.

Felizmente o aviador foi resgatado e passa bem, mas até agora não havia qualquer sinal da aeronave. Os militares chegaram a pedir ajuda do público local para encontrar o caça. Enquanto uma série de aeronaves e equipes em solo buscavam pelo F-35, o desaparecimento da aeronave gerava memes e críticas nas redes sociais.

Segundo o Departamento de Defesa, o avião de quase US$ 81 milhões estava com o piloto automático ligado no momento da ejeção, e por isso seguiu voando. Além disso, um porta-voz da Base de Charleston disse ao Washington Post que o transponder do F-35 não estava funcionando.

Com a aeronave (ou o que restou dela) em mãos, os autoridades podem dar prosseguimento às investigações sobre o acidente. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias