• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Minissérie Último Pouso conta a história do Sistema Integrado de Transporte Aéreo Regional (SITAR)

TV Cultura último Pouso Programa
Foto: TV Cultura/Divulgação

Neste sábado (11/11), a TV Cultura exibe um novo episódio da segunda temporada de Último Pouso – A História Vista de Cima, produção própria da emissora. A partir das 22h, o público conhece a história do Sistema Integrado de Transporte Aéreo Regional (SITAR).

O enredo tem início em 1975, quando o Governo Federal e as principais empresas aéreas do Brasil reuniram-se para encontrar uma solução para um problema que afetava a cobertura da malha aérea nacional no âmbito regional.

Ao final dos anos 1950, 354 cidades brasileiras eram servidas por voos regulares; nos anos 70, esse número tinha despencado para apenas 80 destinos regulares. As localidades mais isoladas foram deixando de ser atendidas por terem infraestrutura precária para operação com os aviões maiores que chegavam ou por serem rotas de custo operacional insustentável.

O Sistema Integrado de Transporte Aéreo Regional (SITAR), criado em novembro de 1975, dividiu o país em cinco regiões com o objetivo de desenvolver a aviação regional. As cinco novas empresas, Nordeste, Rio-Sul, Taba, TAM e Votec, atendiam, cada uma, a uma determinada malha de caráter regional, desenhada segundo critérios operacionais pelos idealizadores do sistema.

 

Leia também: 

 

 

Via: TV Cultura 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.