Advertisement

Mitsubishi encerra oficialmente o desenvolvimento de seu avião SpaceJet

Mitsubishi Avião MRJ SpaceJet

A fabricante japonesa Mitsubishi, anunciou ao mercado o encerramento oficial do projeto de seu avião SpaceJet. A notícia foi divulgada pela Mitsubishi Heavy Industries (MHI), dando fim ao projeto que já estava em desenvolvimento há 16 anos.

O projeto do avião SpaceJet, voltado para a aviação regional, estava parado há algum tempo mas agora foi descontinuado definitivamente. A Mitsubishi também divulgou na manhã desta terça-feira (07) os seus resultados, reforçando que mesmo com o encerramento do projeto, a decisão não irá impactar nos resultados divulgados hoje.

O desenvolvimento do SpaceJet visava atender o mercado regional, concorrendo diretamente com a fabricante brasileira Embraer, inclusive o conceito utilizado pela japonesa é bem semelhante aos E-Jets.

“A MHI [irá] alavancar o conhecimento e a experiência adquiridos por meio do programa SpaceJet para continuar contribuindo para a indústria de aviação japonesa, que aspira retornar a fabricação de aeronaves OEM ao país”, disse a fabricante.

O desenvolvimento havia sido suspenso ao final de 2020, mas ainda sim havia expectativas para um adicional suporte financeiro e também novas medidas para continuar o desenvolvimento do avião que foi apresentado ao mercado em 2007.

Durante a apresentação, a fabricante japonesa explicou que alguns fatores levaram ao encerramento do programa do novo avião. Os executivos da Mitsubishi citaram que a empresa falhou na tecnologia aplicada ao seu avião, que necessitava constantemente de revisões tecnológicas além da busca por soluções de descarbonização.

De modo geral, a fabricante japonesa enfatizou que não estava com produto competitivo e em nível capaz de atrair clientes, bem como a falta de entendimento e acordo entre seus parceiros globais. 

Além disso, um dos mercados mais visados para o jato japonês era o norte-americano, no qual a Embraer tem uma ampla presença. O SpaceJet não conseguiu atender as expectativas e necessidades do mercado norte-americano, além da situação se agravar pela crescente falta de pilotos no mercado.

A Mitsubishi expressou seus sentimentos de aprendizado com toda a situação, esperando que o projeto SpaceJet possa servir de legado para novos projetos no futuro.  

 

 

 

Com informações da Simple Flying

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.