Foguete Atlas V na Plataforma 41 no Cabo Canaveral- Foto/Divulgação: NASA

A NASA deverá lançar amanhã por volta das 8:50 (horário de Brasília-live começa às 8h), o foguete Atlas 5 da ULA com o rover Perseverance que faz parte da Missão Mars 2020 da NASA. Se tudo der certo o rover chega ao planeta vermelho em fevereiro de 2021.

O foguete Atlas V fez seu rollout até a plataforma 41 no Cabo Canaveral na última terça-feira na parte da manhã. Já na plataforma foram feitos os últimos testes antes do tão esperado lançamento.

Lançamentos de foguete são instáveis, por isso sempre quando se trata de lançamento trabalha-se com previsões. Tanto é que o lançamento do Perseverance já foi adiado três vezes, mas ainda está dentro da janela de lançamento que vai até o dia 15 de agosto.

Até o momento está tudo ok para o lançamento, as condições climáticas estão 80% favoráveis e o foguete com o rover estão prontos.

Rover Perseverance- Foto cortesia da NASA / JPL-Caltech.

A Missão Mars 2020 é uma das mais esperada dos últimos anos, o rover Perseverance será o mais tecnológico já enviado ao planeta vermelho. Com diversos equipamentos a missão do rover é tentar descobrir vidas microbianas antigas no solo marciano. Os trabalhos de pesquisa serão feitas na cratera Jezero, local de pouso do rover.

No entretanto, não é só o solo marciano que será alvo de testes, o rover está levando o drone Ingenuity, um pequeno helicóptero que tem a missão de provar se é possível ou não um voo em marte, para que assim, caso dê certo, futuras missões usem drones para auxiliar nas pesquisas.

Ingenuity Mars Helicopter- Foto: NASA

Contudo, para que tudo isso seja possível é necessário que o rover viagem em segurança durante os sete meses de viagem â Marte, e pouse em segurança, o que é uma tarefa complicada visto que a atmosfera marciana é tênue e tudo precisa ser calculado e pensado para que dê certo. 


Nomes enviados para Marte

O rover ainda leva uma placa onde tem nomes de 10, 9 milhões pessoas de todo o mundo que enviaram seus nomes para serem enviados à Marte. Os nomes estão em três chips do tamanho de uma unha que foram gravados individualmente nos chips por feixe de elétrons.

Mas caso você não tenha conseguido mandar seu nome nessa missão, não se preocupe, acesse esse site e se cadastre para futuras missões. No entanto, aconselhamos que seja rápido, pois a disputa é grande.

Outras missões rumo ao Planeta Vermelho

Entretanto, não é só o Perseverance que está indo para Marte, outras duas missões já estão a caminho do planeta, são elas a sonda árabe Hope, e o rover chinês Tianwen-1, ambos foram lançados neste mês.

Para saber mais sobre o Ingenirty e a Missão Mars 2020, clique aqui

Vídeo da transmissão ao vivo do lançamento:

DEIXE UMA RESPOSTA