Foto: NASA

A NASA lançou com sucesso o rover Perseverance da missão Mars 2020. O lançamento aconteceu nessa quinta-feira (30), às 8:50 (horário de Brasília). O foguete Atlas V da ULA acendeu seus quatro boosters e seu motor central pontualmente no horário previsto e colocou no espaço o rover.

Cerca de uma hora após o lançamento houve a separação final que liberou o rover do último estágio do Atlas V. 

Agora o rover inicia sua viagem de sete meses até o planeta vermelho, onde pousará na Cratera Jezero em 18 de fevereiro de 2021.

A central da de controle do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, confirmou que recebeu sinal da sonda com o rover após a reparação.

“Isso significa que a rede espacial profunda do JPL travou na espaçonave, que está em sua jornada para Marte”, disse Omar Baez, gerente de lançamento do Programa de Serviços de Lançamento da NASA.

O Rover Perseverance será o mais tecnológico já enviado ao planeta vermelho. Com diversos equipamentos a missão do rover é tentar descobrir vidas microbianas antigas no solo marciano.

Rover Perseverance- Foto cortesia da NASA / JPL-Caltech.

No entanto, outro experimento será feito, um pequeno helicóptero também foi enviado e ele tem a missão de provar se é possível ou não um voo em marte, para que assim em futuras missões usem drones para auxiliar nas pesquisas.


Contudo, para que tudo isso seja possível é necessário que o rover viagem em segurança até Marte e pouse em segurança, o que é uma tarefa complicada, visto que a atmosfera marciana é tênue e tudo precisa ser bem calculado.

Outras missões rumo ao Planeta Vermelho

Todavia, não é só o Perseverance que está indo para Marte, outras duas missões já estão a caminho do planeta, são elas a sonda árabe Hope, e o rover chinês Tianwen-1.

DEIXE UMA RESPOSTA