Shenyang J-35 China stealth caça stealth
Novo caça stealth será usado a bordo do porta-aviões Type 003 Fujian, lançado em junho. Foto via Andreas Rupprecht.

Circula pelas mídias sociais a primeira imagem em alta resolução do Shenyang J-35, o primeiro caça naval de 5ª geração da China. O jato ainda está em testes e fez seu primeiro voo em outubro do ano passado.

A imagem foi divulgada através do Weibo, uma rede social chinesa, e mostra técnicos trabalhando ao redor do caça stealth, com um grupo sentado ao lado do trem de pouso direito.

A aeronave ostenta a matrícula 350003, indicando ser o terceiro protótipo do J-35, o segundo para testes de voo segundo o especialista em aeronaves militares chinesas, Andreas Rupprecht. O canopy abre para a frente, como no F-35 dos EUA, e o avião já tem os bocais dos motores serrilhados, um tratamento comum em aviões stealth. 

Foto via Andreas Rupprecht.

O J-35 foi visto e identificado como um caça naval pela primeira vez no final de outubro de 2021. Na época, o jato estava pintado apenas com o primer e voou acompanhado de um J-16, versão chinesa do Sukhoi Su-30. 

Foto via Andreas Rupprecht.

O modelo é a terceira evolução no design do FC-31 (inicialmente chamado de J-31), o segundo caça stealth da China, cujo primeiro protótipo voou em outubro de 2012. Esse primeiro protótipo também tinha um design que lembrava muito o F-22 e o F-35, algo que foi modificado na segunda versão, que fez seu primeiro voo em dezembro de 2016.

fc-31
FC-31 em sua configuração mais recente. Foto via Weibo.
j-31 FC-31
O então J-31 durante sua primeira aparição pública em 2014. Fica clara a semelhança com o F-22 e F-35. Foto: WC.

O J-35 será um dos aviões do grupo aéreo embarcado do nova porta-aviões chinês, o Type 003 Fujian, lançado ao mar em junho. A aeronave deverá operar ao lado do já conhecido J-15 Flying Shark, uma cópia do Su-33 russo, e o KJ-600, um avião-radar que guarda enormes semelhanças com o E-2 Hawkeye norte-americano. 

Atualmente apenas a Marinha dos EUA opera caças stealth em seus porta-aviões, na forma do F-35C Lightning II, bem como o F-35B VSTOL, usado nos navios de desembarque anfíbio.