Antonov An-225

O Ministério de Defesa da Rússia autorizou recentemente a publicação de fotos e vídeos  mostrando um pouco da batalha acontecendo na região de Gostomel, desde o início da invasão, no dia 24 de fevereiro de 2022.

E durante vários vídeos e fotos o Antonov An-225 é mostrado duas vezes, onde também podemos conferir o estado intacto do avião no início dos combates, e depois de três batalhas no Aeroporto de Gostomel entre tropas russas e ucranianas, no caso das novas fotos publicadas neste sábado.

E em uma publicação de um site russo novamente temos a confirmação que o avião foi bastante danificado nos ataques, selando o fim do Antonov An-225. Veja nas fotos e no vídeo abaixo:

Os russos continuam acusando a própria Ucrânia de destruir o An-225 Mriya, no entanto, há uma outra versão ucraniana que aponta a destruição como uma grande ofensiva russa para tomar o controle do local, mais aceita devido ao relato de testemunhas locais.

“Nos primeiros dias, houve um bombardeio poderoso aqui, conseguimos economizar muito equipamento, mas parte dele estava atrás deste hangar e as Forças Armadas da Ucrânia atingiram lá, atingiram o Mriya e o depósito de combustível atrás dele”, disse um paraquedista russo.

Nos últimos dias também há uma discussão sobre uma possível negativa da Antonov Airlines de mover o An-225 para a Alemanha antes do início dos combates, assim como os An-124.

A empresa justifica que o avião estava em manutenção, mas o piloto Dmytro Antonov afirma que a OTAN avisou sobre a guerra bem antes do último voo do Mriya, no dia 06 de fevereiro.

Com informações de Airlive.net

 

Antonov An-225: A maior aeronave do mundo

Produzido no final da década de 1980, o An-225 foi desenvolvido pela atual Ucrânia para dar suporte ao programa espacial soviético, mais especificamente, no transporte do ônibus espacial Buran.

Batizado em ucraniano de Мрiя ou Mriya, que significa sonho, o An-225 surgiu como uma esperança aos soviéticos na ambição de se tornar uma grande potência frente aos Estados Unidos. A aeronave de seis motores decolou pela primeira vez em 21 de dezembro de 1988.

No início dos anos 2000, o An-225 passou por uma modernização, passando a se tornar a maior aeronave com maior capacidade de transporte de carga do mundo, fazendo parte da Antonov Airlines desde então. 

Antonov An-225Foto: Emmanuel Schawaller/Via Antonov

Curiosamente, apesar de ter apenas um An-225 produzido, uma segunda unidade do modelo chegou a ter a sua fuselagem construída, mas a sua conclusão nunca foi levada adiante pela Antonov por questões orçamentárias, deixando em aberto a possibilidade da existência de mais um gigante nos ares. 

O An-225 pode transportar até 250 toneladas de carga, segundo a fabricante. A carga única mais pesada já transportada pelo Antonov An-225 teve um peso máximo de 187,6 toneladas.

Durante sua história o Antonov An-225 conseguiu bater mais de 240 recordes mundiais, sendo 110 somente no primeiro período de operação, entre 1988 e 1994.

O tamanho do avião é de 18 metros de altura, impressionantes 84 metros de comprimento, 88m de uma ponta da asa a outra, e 285 toneladas com ele completamente vazio.

Você pode conferir mais curiosidades sobre o maior avião do mundo em operação Clicando Aqui.