Boeing 747 8i presidencial Coreia do Sul
O novo Code One, como é chamado o avião presidencial sul-coreano, entrou em serviço na semana passada.

O novo 747-8i presidencial da Coreia do Sul fez sua primeira missão oficial no último sábado (15). Chamado de Code One, a nova aeronave levou o Presidente Moon Jae-in para Dubai. Após a passagem pelos Emirados Árabes Unidos, o Presidente Moon e sua comitiva voarão no Code One para a Arábia Saudita e o Egito, informa o Yonhap News

O novo 747 presidencial foi oficialmente introduzido ao serviço na quinta-feira (13), substituindo o antigo 747-700, operado em leasing da companhia Korean Air. O contrato de operação do modelo anterior encerrou-se nesta segunda-feira (17).

Em 2020, o Governo Sul-Coreano selecionou o 747-8i como o novo avião presidencial do país, novamente operando em um contrato de leasing de cinco anos com a Korean. Antes de terem suas próprias aeronaves, os presidentes da Coreia voavam em aeronaves fretadas da Asiana ou da própria Korean Air. 

Continua depois do anúncio
747-400 747-8i Coreia
O antigo 747-400 e o novo 747-8i presidencial.

Sob o contrato de US$ 252,7 milhões, a Korean fornece os pilotos, tripulantes, mecânicos, bem como um avião reserva do mesmo tipo para as viagens do presidente ao exterior.

A aeronave recebeu uma série de equipamentos para o cumprimento da missão de transportar o líder do país, como sala de conferências, suíte de autodefesa e comunicação segura, sistemas de interferência e demais instrumentos não revelados. O novo Code One também pode transportar 213 passageiros 

Continua depois do anúncio

O 747-8 Intercontinental também será o novo VC-25 da Força Aérea dos EUA. Esta é designação oficial do jato mais conhecido como Força Aérea Um, responsável por transportar o residente mais importante da Casa Branca.

Em abril do ano passando, a Boeing processou uma fornecedora de serviços por atrasos com o VC-25B. A decisão de adquirir um novo jato presidencial ocorreu ainda na administração de Donald Trump.

O quadrimotor de longo alcance também é usado para transportar as mais importantes autoridades do Egito, Kuwait, Catar, Arábia Saudita, Marrocos, Omã, Turquia e Brunei. 

Continua depois do anúncio