Rússia Irkut MC-21

A Irkut está iniciando mais uma fase de testes com o seu novo avião, o MC-21, em um clima bastante complicado de frio intenso. Por este motivo, a aeronave de numeração 73051 foi deslocada para Arkhangelsk, no norte da Rússia.

Os voos de testes deverão ocorrer nas proximidades do Mar Branco, aferindo a capacidade da aeronave de suportar as operações nesta condição. É um passo essencial para a certificação da aeronave.

A Irkut disse que a região experimenta uma combinação de alta umidade e baixas temperaturas, propícia à formação de gelo nas superfícies aerodinâmicas das aeronaves.

O gelo formado em superfícies aerodinâmicas altera o comportamento do fluxo do ar, para a Irkut é importante saber qual o nível de alteração no comportamento da aeronave, para prevenir uma situação insegura para os tripulantes e passageiros.

Rússia Irkut MC-21

O MC-21 recebeu 12 câmeras externas para acompanhar a formação de gelo nas superfícies aerodinâmicas da aeronave.

Este mesmo avião estava anteriormente realizando testes de falhas de motor em voo, voando monomotor até se aproximar para pouso. Em um desses voos a aeronave saiu da pista durante os testes no frio russo (Clique Aqui para ver mais).

 

Por qual motivo realizar testes no frio intenso?

Com uma temperatura muito baixa, algumas partes do avião podem quebrar ou rachar, pela característica da dilatação diferente dos materiais utilizados nas aeronaves. Os engenheiros que projetam o avião já esperam esse comportamento, e atualmente poucos aviões sofrem desse problema durante os testes.

Mas da mesma forma, os testes são focados em verificar o nível de eficiência dos lubrificantes, sistemas de aquecimento da aeronave e funcionamento das partes móveis, que podem sofrer com a formação de gelo em seus sistemas de atuação.

Em condição de frio extremo, como na Sibéria, um avião também pode sofrer problemas em suas borrachas e plásticos, que não suportam a baixa temperatura e ficam quebradiços, causando problemas durante a utilização do avião.

Um outro interessante teste, citado pelo AirlinesRatings, é de ligar os motores após 24 horas do avião sem uso, e verificar como uma partida a frio é realizada, tanto para os motores como para a APU.

Adicionalmente a tripulação verifica como é pousar e decolar em pistas “congeladas”, bem como verificar o uso dos reversores dos motores na neve, e também alguns procedimentos de emergência, como uma Decolagem Abortada (RTO, em inglês), realizada pelos pilotos quando encontram alguma falha no avião, e a velocidade está abaixo do V1.

Os testes são realizados por todas as fabricantes de aeronaves para garantir que a aeronave possa operar em todas as condições climáticas extremas.