Advertisement

Novo bombardeiro ‘invisível’ dos EUA será apresentado em 2 de dezembro

Futuro bombardeiro estratégico dos EUA B-21 RAIDER USAF

O novo bombardeiro “invisível ao radar” da Força Aérea dos EUA (USAF), o B-21 Raider, já tem data para ser revelado ao público: 02 de dezembro. 

A informação é da própria fabricante do jato stealth, a Northrop Grumman, que também produziu o B-2 Spirit. “Em 2 de dezembro, apresentaremos a primeira aeronave de sexta geração do mundo. Fique atento para a primeira olhada no B-21 Raider”, divulgou a companhia. 

O anúncio da Northrop vem um mês depois que a USAF revelou que o B-21 teria sua cerimônia de roll out na primeira semana de dezembro, mas sem dar uma data exata. O evento, limitado para convidados e alguns representantes da mídia, será realizado nas instalações da fabricante em Palmdale, Califórnia, na Planta 42 da USAF. 

O B-21 Raider está sendo desenvolvido há anos para substituir o bombardeiro supersônico B-1B Lancer. Ao mesmo tempo, a aeronave deverá complementar – e futuramente também substituir – o B-2, atualmente o único bombardeiro furtivo em operação nos EUA.
 
Bombardeiro stealth (invisível ao radar) Northrop Grumman B-2 Spirit da Força Aérea dos EUA
B-2 Spirit. Foto: USAF.
A USAF planeja adquirir 100 novos bombardeiros, que apesar de serem menores que os B-2, prometem uma performance muito superior. A Northrop afirma já ter produzido seis B-21, um dos quais está realizando testes de solo em Palmdale. 
 
Acredita-se que o Raider também terá capacidade de atuar em conjunto com enxames de drones, assim como a possibilidade de uma variante não tripulada. Antes de entrar em serviço, o B-21 passará por testes junto à USAF. As avaliações serão realizadas pelo 420º Esquadrão de Teste de Voo, na Base Aérea de Edwards, na Califórnia. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: B-21, stealth, usaexport, USAF