China Porta-aviões
Foto: PLANET LABS INC.

O mais novo e maior porta-aviões da China foi flagrado ontem (14) no Estaleiro Jiangnan com a sua doca parcialmente inundada, indicando que o navio denominado Type 003 poderá entrar em serviço nos próximos dias. 

Em fotos de satélites que estão circulando na internet, é possível notar que os três pontos de lançamento de aeronaves estão prontos, incluindo a decoração com bandeiras na embarcação.

Sendo o porta-aviões mais avançado da China, o Type 003 está em construção desde meados de 2018 e, ao que tudo indica, o navio poderá ser lançado na próxima sexta-feira (17), data em que o país asiático comemora o Festival Nacional do Barco do Dragão, além de ser também a data de aniversário de 157 anos do Estaleiro Jiangnan. 

Com a expectativa de estar totalmente operacional até 2024, a China agora contará com o seu terceiro porta-aviões, elevando a sua capacidade militar principalmente em um momento em que o país avança também no desenvolvimento do seu caça de 5ª geração para capacidade naval a partir do Shenyang FC-31. 

Cotado para atuar no Mar da China Meridional, o Type 003  se juntará aos Type 002 e o Type 001 para dar apoio em missões nas proximidades de Taiwan, bem como na base naval fora da China em Djibouti, na África Oriental. 

Voltado para tornar as operações mais ágeis no mar, o Type 003 conta com um sistema eletromagnético de lançamento de aeronaves (EMALS), que ajuda a diminuir o desgaste no lançamento, garantindo uma resposta rápida caso seja necessário.

Com informações: The Drive