Advertisement

O que se sabe até agora do avião acidentado da Embraer de Prigozhin?

Acidente Embraer Legacy 600 Grupo Wagner Rússia Yevgeny Prigozhin

Na última quarta-feira (23/08), o jato Embraer Legacy 600, pertencente ao mercenário Yevgeny Prigozhin, tornou-se o centro das atenções após um grave acidente, que acabou vitimando Prigozhin e outras nove pessoas. 

Dois dias após o enigmático acidente, surgiram vários rumores sobre as causas, com opiniões que vão desde um abatimento intencional pela própria Rússia até um problema técnico da aeronave. 

O que se sabe até o momento é que Legacy 600 de Prigozhin (RA-02795) já não contava com o suporte da Embraer desde 2019, situação que se agravou após a Rússia entrar em guerra com a Ucrânia, e assim, o avião de Prigozhin foi afetado diretamente pelas sanções dos países ocidentais e dos Estados Unidos, impossibilitando qualquer suporte ou repasse de peças por parte da Embraer. 

Imagens e vídeos que estão circulando nas redes sociais, mostram a descida brusca em espiral do jato da Embraer, aumentando os rumores que o avião executivo possa ter sido abatido de forma intencional. Novas imagens revelaram que a asa e o trem de pouso foram encontrados nas proximidades do rio Lodyzhenka, cerca de 3 quilômetros dos destroços da aeronave.

Diante das incertezas sobre o motivo da queda do Legacy, fontes anônimas da inteligência dos EUA disseram que existe uma probabilidade muito grande da explosão no Legacy ter sido causada de forma internacional, conforme relatado pelo Associated Press

 

 

 

 

Confira a nota oficial da Embraer

A Embraer tomou conhecimento do acidente ocorrido com o Legacy 600 hoje na Rússia, mas até o momento não tem maiores informações sobre o caso. A empresa tem cumprido as sanções internacionais impostas à Rússia, levando à suspensão do serviço de suporte ao avião desde 2019”.

 

O que disse o Cenipa

Segundo informações do portal Poder 360, até a última quinta-feira (24), a Rússia ainda não havia comunicado sobre a queda do Embraer Legacy 600 ao Cenipa. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) também emitiu uma nota, explicando que a Rússia deve iniciar as investigações preliminares pela agência Interstate Aviation Committee (IAC), para que então o Cenipa (representando a Embraer) possa dar algum suporte no curso da investigação, confira a nota:

“Neste 1º momento, compete à IAC (Interstate Aviation Committee), agência russa, reunir as informações preliminares oficiais e efetuar a comunicação ao Cenipa, órgão brasileiro de investigação de acidentes aeronáuticos e representante do Estado de projeto e fabricação das aeronaves produzidas pela Embraer, para o acompanhamento da ocorrência e a prestação de um eventual suporte técnico que aquela agência julgue necessário para a condução da investigação”.

 

 

Conheça o Legacy 600 da Embraer

 

Legacy 600 acidente Embraer Rússia jato executivo
Foto: Embraer

Sendo o precursor da Embraer no segmento da aviação executiva com jatos de médio porte, mas de alcance intercontinental. O Legacy 600 foi desenvolvido no início dos anos 2000 e havia apenas um único histórico de acidente em 2006, mas sem relação com uma falha mecânica no trágico acidente da GOL 1907. 

Nascido a partir da plataforma do ERJ 135, a Embraer acrescentou maior potência, um novo sistema de combustível que expandiu o alcance para 3.250 milhas náuticas. Seu grande sucesso levaria à criação de uma nova unidade de negócios dedicada exclusivamente à aviação executiva do fabricante brasileiro. 

  • Segmento: transporte executivo
  • Tripulação: 2 pilotos
  • Capacidade: 12 a 15 passageiros
  • Envergadura: 21 m
  • Comprimento: 26 m
  • Velocidade Máxima.: 870 km/h
  • Alcance: 6.290 km
  • PRODUÇÃO: 2002 até 2020
  • Primeiro voo: 31/03/2001

 

 

Leia também:

 

 

Com informações: Poder 360 e Associated Press

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Acidente Aéreo, cenipa, Embraer, Embraer Legacy 600, Grupo Wagner, Rússia, usaexport